sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Correspondência Interescolar - Professor Manoel


                       Escola: municipal José Teodoro Rodrigues
                       Professor: Manoel Alves Rocha 
                                   Série: 3º ano Turno Matutino
                                 Correspondência  interescolar

No primeiro momento:  Foi feito um diálogo  orientando como fazer as correspondências, a importância de se comunicar  entre os colegas e o que se comunicar.
Segundo momento: Foi passado os nomes dos alunos das turmas  para acontecer  a correspondência.
Terceiro momento: Foi feito a distribuição dos nomes  e a seleção dos  amigos que queriam corresponder e a produção das correspondências aconteceram  e foram enviadas  para o 4º e 5º ano.
Quarto momento: Recebimento  das respostas de suas cartas enviadas leram e novamente  enviaram outra carta   com toda a empolgação.
 Assim várias correspondências foram feitas entre o 4º e  o 5º ano, esse intercâmbio veio a contribuir com escrita  além de  expressarem   sentimentos aos  seu amigo Alguns alunos falaram que gostaram de escrever para os colegas de outra salas pois,  ao receber a cartas de amigos ficam  muito curioso em ler para saber o que o colega quer lhe dizer. Foi muito interessante, varias  crianças tiveram  um grande  interesse pela leitura e pela  escrita.




Notícias de Jornal!


           Olá eu sou a professora Eliã, e estou trabalhando com notícias de jornal em sala de aula, esse tipo de leitura tem o objetivo de buscar informações de prazer, para comunicar um texto a um auditório. Este trabalho esta sendo bem gratificante. No primeiro dia fiz uma leitura do jornal e expliquei que adquirimos notícias através: do rádio, televisão, revista e jornal em folha.
          Na outra semana levei para a sala de aula jornal para os alunos ler e copiar uma notícia que tivesse chamado sua atenção. Para casa passei uma atividade para que eles assistissem o jornal e escrevesse o que mais gostou, no outro dia cada criança leu sua notícia com uso do microfone.
           A aluna Isadora chegou em mim e falou que gostou muito dessa aula, outras crianças também relataram a mesma fala.
           Hoje a leitura de notícias em minha sala está sendo diária, cada dia uma criança traz notícias e lêem para os colegas.





quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Manutenção de Correspondência Intraescolar


Relatório de como foi trabalhado a Carta
Prof°: Eliã dos Santos

No dia 24/09/2012 os professores dos 2° anos fizeram o intercâmbio entre as salas, com a escrita de cartas, com o objetivo de despertar a leitura e a escrita e aumentar o círculo de amizade dentro da escola.
1º passo: Foi realizada uma aula explicativa falando, da importância da carta e como escrevemos, falei que hoje as pessoas quase não se comunicam através dela, pois com o uso da tecnologia passamos a utilizar mais o telefone ou o computador por via e-mail;
2º Passo: Confeccionamos o envelope, para o preenchimento do mesmo;
3º Passo: Os alunos escreveram as cartas para as crianças das outras salas dos 2º anos;
4º Passo: Logo após o término da escrita das cartas e correção das mesmas os alunos foram  entregar para os colegas;                                        
5º Passo: Entrega das cartas para as crianças dos outros 2° anos.
Alunos que antes dessa atividade escreviam pouco ou não se importavam com a forma da sua escrita passaram a preocupar-se com questões ortográficas ou com a legibilidade da letra. Foi emocionante quando eles receberam às resposta dos colegas, podia ver no rostinho de cada um a felicidade em receber as cartinhas.









quinta-feira, 11 de outubro de 2012

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Manutenção de correspondência interclasse

Escola Municipal José Teodoro Rodrigues
Professora Francisca Adriana P. Pugas 




A proposta para desenvolver esta Sequência Didática é que foi diagnosticada uma imensa dificuldade na expressão oral e escrita dos alunos do 5º ano. Sabendo disso foi proposto aos mesmos que fizessem  uma primeira carta tida apresentação,  para a turma escolhida no caso o 4º ano e logo em seguida manter a correspondência com outras turmas.
1º momento - Sobre a orientação da professora os alunos escreveram e corrigiram seus textos confeccionando envelopes e trabalhando sobre a descrição de cada um. Os textos tiveram que ser reescritos  várias vezes até ficarem prontos para serem enviados.
2º momento - Ao receber a resposta da correspondência do 4º ano os alunos leram conversaram sobre o conteúdo e escreveram novamente para a mesma turma do 4º ano.
 3º momento - As produções foram expostas no mural da sala de aula.
4º momento - Os alunos receberam cartas de outras séries, foi uma euforia muito grande, a prática da correspondência escolar está só começando.

Conclusão

A princípio a proposta era a correspondência apenas com uma sala, pois pensávamos que seria um pouco difícil até a ideia se propagar, então a partir da segunda correspondência observamos que o assunto chamou a atenção de outras salas então ficou em aberto para todas as séries. Observa-se que os alunos estão mais atenciosos na hora de produzir, sempre perguntam como se escreve tal palavra, e há uma atenção maior em relação à estrutura do texto.