Aconteceu a segunda sondagem nos 1º anos do Ensino Fundamental realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Tal como a 1ª sondagem teve o objetivo de organizar ações e reunir esforços para melhorar a qualidade do ensino, principalmente no que diz respeito às competências de leitura e escrita. Trata-se de mais um apoio para organizar as intervenções didáticas e avaliar o processo de aprendizagem dos alunos.
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
PROJETO: OS CONTOS DE TRADIÇÃO ORAL
Identificação
Escola: Mul. Maria Pereira Guimarães
Projeto interdisciplinar: Os contos de tradição oral
Prof.ª: Irislene Patrícia M. da Silva
Público alvo: alunos 2º ano B
Período: 3 meses (Outubro, Novembro e Dezembro)
Área de atuação: Língua Portuguesa e demais disciplinas.
“Nenhum tipo de leitura é tão enriquecedor e satisfatório do que os contos de fada maravilhosos, pois eles ensinam sobre os problemas interiores dos seres humanos e apresentam soluções em qualquer sociedade”. Bruno Bettelheim (1903 a 1990)
Justificativa
Os contos de tradição oral
Contos populares
“Era uma vez...” tem sido a senha para entrar no maravilhoso mundo dos contos, mitos, lendas e fábulas. Basta que alguém diga essas três palavrinhas mágicas que o encanto acontece, e nós adultos e crianças, como que hipnotizados, esperamos que o contador prossiga com sua narrativa. Ao ouvirmos uma história temos a possibilidade de compreender melhor o mundo em que vivemos.
Há um verdadeiro tesouro de histórias que abre as portas do imaginário, fazendo com que o aprendizado seja um momento rico e prazeroso. Enfim quando aprendemos por intermédio das histórias, nunca nos esquecemos, pois é um aprendizado para sempre. E não há exagero nenhum em dizer que toda alma para ser saudável, precisa ser alimentada com boas e inesquecíveis histórias.
Diante disso, esse projeto tem por finalidade trabalhar vários contos de tradição popular, que são antigos gêneros literários, que existem na tradição oral, como características marcantes: tempo, e espaço indefinido, a disputa entre fortes e fracos, ricos e pobres, a vitória do bem sobre o mal. E será complementado com outros gêneros literários. Desenvolvendo assim o ato de ler e escrever com momentos agradáveis e descontraídos, onde os educandos possam sentir prazer em ter essa prática cotidiana, melhorando a qualidade das aulas e motivando a turma rumo a novas conquistas e desafios.
Conteúdos
· Leitura, escrita, produção.
· Identificação de elementos que compõem os contos.
· Análise das características dos textos.
· Mensagens e valores que a história transmite.
· Interdisciplinaridade.
· Músicas, oficina.
· Temas transversais.
Objetivos
· Fazer com que os estudantes observem as características dos contos e outros gêneros literários.
· Ampliar o repertório literário, fazendo a troca de experiências de leitura.
· Ler, produzir, cantar e dramatizar.
· Confeccionar seu próprio livro.
· Conhecer outros gêneros textuais visitando a biblioteca Municipal de Colinas.
· Criar o hábito de leitura diária.
· Disponibilizar livros diversos para leitura em casa.
· Desenvolver a oralidade e escrita.
· Proporcionar ao educando situações de aprendizagens para que ele possa formar conceitos básicos que auxiliem na compreensão e interpretação.
· Realizar as atividades propostas, trabalhando ora individualmente, ora em grupo, promovendo a cada encontro a construção e adaptação da leitura e escrita.
· Participar efetivamente de situações de comunicação e situações problema.
· Apresentar propostas de atividades envolvendo gêneros textuais e o ensino de Língua Portuguesa.
· Motivar os alunos para aprender a agir como leitores competentes dentro e principalmente, fora da escola, porque são inúmeras as situações sociais que requerem procedimentos de leitura, como defesa de seus direitos e opiniões até mesmo pela compreensão de qualquer signo lingüístico.
Metodologias
Para despertar o interesse pela leitura é necessária adotar uma pratica educativa diversificada.
Criação e produção textual
Confecção de livros
Noite cultural
Dramatização
Músicas
Carta
Bilhetes e convites
Interpretação oral e escrita
Biografias
Pesquisas
Entrevistas
Diálogo
Fábulas, conto
Análise de livros literários
História em quadrinho
Receitas
Paródias, provérbios
Poesias, poemas, cordel
Acróstico, notícias
Jogral
Entre outros...
Desenvolvimento
Mês: Agosto
· Criação de um cantinho na sala para momentos de leitura com caixa contendo livros diversos.
· Criação de uma caixinha de texto com diversos gêneros para manuseio das crianças.
· Viagem na mala mágica para leitura em casa com a família: O Rei Bigodeira e sua banheira de Audrey Wood e Don Wood. Depois de todos terem lidos, responderão uma ficha de leitura com: (título do livro, autores, personagens, assunto principal, a parte que mais gostou)
· Leitura e produção coletiva e individual.
· Produção de acróstico e bilhete.
· Leitura individual dos alunos em sala, de textos diversos e apresentação para todos na sala (autor do livro e assunto principal).
· Criação e produção textual e exposição no mural da sala.
· Interpretação de histórias oralmente, escritas e debates em grupo.
· Leitura de texto em forma de cordel.
· Um conto por dia: os alunos em rodinha para ouvirem a história lida pela professora, em seguida interpretar, discutir e trazer como ensinamento para nossa realidade de hoje.
Ø Festa no céu.
Ø O sapo com medo d’água.
Ø Os três suspiros da onça.
Ø Os três gulosos.
Ø Porque o coelho tem cauda pequena?
Ø A menina dos brincos de ouro.
Ø A fonte é nossa.
Ø A formiguinha que queria ser costureira.
Ø O caldeirão mágico.
Ø João o preguiçoso.
Ø Os dois irmãos.
Ø As aventuras de Pedro Malasartes.
Ø A panelinha encantada.
Ø Porque a girafa tem o pescoço comprido?
Ø A mentira tem pernas curtas.
Ø O menino que gostava de mentir.
Mês: Novembro e Dezembro
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011
PROJETO DE LEITURA LEVA E TRAZ
Colégio Albert Einstein Sistema Anglo de Ensino
Professora: Josenir Viana Carvalho
Turma: 1º ano
Duração: Agosto a Novembro de 2011
Projeto de leitura Leva e Tráz
*Justificativa:
Para se formar bons leitores têm que haver um contato íntimo desde pequeninos com textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças.
* Objetivos:
-Incentivar a leitura e o contato com os livros.
-Tornar a leitura um ato prazeroso.
-Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de levar e trazer os livros para que se torne um hábito familiar.
*Conteúdos: Troca de livros, gibis e revistas entre as crianças.
*Desenvolvimento:
Através de uma ciranda de livros revistas jornais feitas com os alunos da sala, será montada uma espécie de biblioteca, e os alunos poderão trocar de livros semanalmente para que sejam levados para serem também lidos em casa com ajuda e participação dos pais ou outros familiares.
*Conteúdos Atitudinais: O projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho coletivo onde haja envolvimento de todos em sala de aula, e estimulando a integração e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livro em casa, discutindo-os com os filhos.
*Conteúdos Atitudinais: O projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho coletivo onde haja envolvimento de todos em sala de aula, e estimulando a integração e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livro em casa, discutindo-os com os filhos.
*Problematizarão:
O projeto não só abre caminhos para os alunos diante dos livros, mas permite explorar a trilha junto com eles.
*Procedimentos metodológicos:
Baseado nos conhecimentos obtidos de interações com os alunos fiz uma lista de livros de historinhas e fichas de leitura com pequenos textos e cartaz com silabas e palavras. Esses serão trocados entre os alunos com meu auxilio, semanalmente. Os alunos serão orientados a lê-los em casa, durante o final de semana com os pais, participando de incentivo à leitura.
Os alunos quando retornarem à escola após o final de semana, farão um relato do livro para os colegas que darão suas opiniões sobre leitura.
Anexos: Será acrescentado no final as referências bibliográficas dos livros, algumas tarefas e fotos .
Relatório do projeto:
Durante esses meses houve bons resultados em relação a leitura e interesses aos livros e revistas . As crianças levava o livro para casa e lia com ajuda dos pais e ilustrava a parte que mas gostou, na sala faziam um breve comentário do que leu, para alguns não surtiram muito efeito, o livro do jeito que ia voltava sem nem abrir , os pais dizia que não tinha tempo de ler.
Trabalhei muito as fichas e letrinhas que cada um ganhou do Anglo, uma latinha cheia de letras, usamos para formar sílabas palavras e frases. Eu falava a palavra e eles montavam, para aqueles com mais dificuldades escrevia no quadro e eles procuravam as letras e formavam também, cada um formava seu grupo de palavras depois eu ia corrigindo um a um.
Com isso teve ótimos resultados algumas crianças tiveram um estalo, despertaram para leitura, antes disso eu tinha ganhado da Leninha(gestora do Colégio Albert Einstein) dois quebra cabeças e eles não conseguia montá-los agora eles montam com maior facilidade.
Essas são algumas das fotos que pude recuperar, porque muitas fotos só roubaram meu pen drive na escola.
O projeto me ajudou bastante no desenvolvimento das crianças e no dia a dia de trabalho, não só com os livros e também outros materiais pedagógicos que pude trabalhar.
Fiz visitas nas casas deles conversei com os pedir ajuda com as atividades, na leitura e na organização dos materiais.
Vou sentir saudades dessas crianças que me envolvi tanto.
Algumas fotos:
sexta-feira, 25 de novembro de 2011
PROJETO: O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
![]() |
Escola Municipal Cantinho da Alegria
Professora: Valdelice Cardoso Silva Ramos
Série: 1ºAno Turma: “A”
PROJETO: O MUNDO MÁGICO DA LEITURA
INTRODUÇÃO
Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através da linguagem e escrita do projeto: O Mundo Mágico da Leitura, enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso possibilitando os alunos em construir suas relações diante do mundo. Ler livros é um agradável passatempo. Não há cultura sem livros. A Escola Cantinho da Alegria na formação dos alunos tem na escola um espaço mais fascinante na sala de aula. Ler é descobrir que, em cada ponto, em cada gesto, há muito, a saber. Quando lemos, nosso olhar delineia as margens de cada frase para a escrita, em quanto a história corre como um rio para a profundeza que nos forma. Ler é a maneira mais gostosa de fazer perguntas e escrever pequenos textos e viajar pelo tempo, mais seguro para aprender.
JUSTIFICATIVA
Na construção de uma educação com cidadãos participativos é preciso dominar a linguagem através da leitura e da escrita, interagindo com a vida do bairro, da cidade ou do País. Sendo assim, o referido projeto evidencia a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação da cor responsabilidade e da equidade, visando uma perspectiva de conscientização.
Pretende-se através desse projeto de leitura e escritaa compreensão e a realização de comunicação do homem na sociedade contemporânea. Para tanto é preciso enfrentar a própria história, aceitando os erros e sem preconceito e não abandonar os acertos e conquistas. Nesse sentido a escola, a família e a sociedade devem estar voltadas para cada conquista da criança, estimulando a romper barreiras e aprendendo mais.
OBJETIVO GERAL
Criar um ambiente favorável para que venha desenvolver atividades de pesquisa que estimule a leitura e escrita facilitando assim a produção e interpretação de textos diversos, levando em conta a necessidade de expansão da temática ambiental buscando oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fatos naturais e humanos a esse respeito.
OBJETIVOS ESPECIFICOS
· Estimular alunos, e pais a freqüentarem o espaço da leitura.
· Vivenciar os mesmos o gosto e o interesse pela leitura como fonte de informação, recreação, incentivando na escrita através dos novos conhecimentos favorecendo a formação educacional e o avanço nas conquistas da competência leitosa.
· Desenvolver atividades de leitura interdisciplinares.
· Produzir textos a partir de temas ou gravuras.
· Conhecer e compreender o texto produzido.
· Valorizar a expressão oral e escrita por meio do tema desenvolvido.
CONTEÚDOS
Leitura e textos com produções diversificadas
DESENVOLVIMENTO
Com a metodologia dinâmica, o educador é capaz de instigar a criança a apreciar a leitura com:
· Produção de textos;
· Discussões e debates em sala, aula de reforço com o acompanhamento dos pais;
· Momento de leitura na biblioteca da escola com livros literários.
· Recontagem de textos diversos como: histórias infantis, lendas e mitos;
· Roda de leitura no pátio da escola, enfatizando o momento para recontar sua versão entre os mesmos;
· Digitação de textos no laboratório de informática, utilizando o ditado como ferramenta.
RECURSOS
· Livros didáticos e paradidáticos;
· Livros literários, alfabeto móvel e cadernos dos alunos;
· Malinha, papel madeira, cola e internet e outros.
DURAÇÃO DO PROJETO
· 35 dias
CRONOGRAMA DE AÇÕES
Ações
|
OUT
|
NOV
|
DEZ
|
Resp.
|
Elaboração do projeto
|
x
|
Valdelice
| ||
Produção de textos literários, pelos alunos.
|
x
|
x
|
Valdelice
Claudeísa
| |
Recontagem de histórias e textos diversos
|
x
|
x
|
Valdelice
| |
Produção individual de textos a partir de desenhos e gravuras.
|
x
|
x
|
Valdelice
| |
.Realizar semanalmente um momento de leitura na biblioteca.
|
x
|
x
|
Valdelice
Solange
| |
Realizar o sorteio de um baú literário contendo livros para leitura interna.
|
x
|
x
|
Valdelice
| |
.Apresentação individual dos alunos sorteados na leitura extraclasse do baú literário em sala de aula.
|
x
|
x
|
Valdelice
| |
Realização da culminância do projeto: O Mundo Mágico da Leitura. Com a exposição dos trabalhos realizada pelos alunos.
|
x
|
Valdelice
| ||
Aula de reforço com atividades diversas a partir das dificuldades apresentadas na leitura e escrita
|
x
|
x
|
Valdelice
| |
Leitura e apresentação oral de histórias e textos diversos.
|
x
|
x
|
Valdelice
|
AVALIAÇÃO
A avaliação terá um caráter eminentemente mediador, onde o professor irá utilizar das hipóteses que a criança está elaborando, tanto a leitura como na escrita, para fazer intervenções significativas para que a mesma avance na construção de hipóteses elaboradas e abrangentes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALLENDE, Felipe. A leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2005.
ANTUNES, Walda de Andrade. Lendo e formando leitores: orientação para o trabalho com a literatura infantil. São Paulo: Globo, 2004.
CHAIB, Lídia. As melhores histórias de todos os tempos/ adaptação Lídia Chaib, Mônica Rodrigues da Costa- São Paulo: Livraria da folha, 2010
COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. São Paulo: Globo, 2003.
FUNDESCOLA, DPE/SEIF, MEC. Programa de apoio a leitura e escrita.
PEREIRA, Andréa Kluge. Biblioteca na Escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
PRALER, Brasília, 2006.
RANGEL, Jurema Nogueira Mendes. Leitura na escola: espaço para gostar de ler. Porto Alegre: Medição, 2005.
SILVA, Ezequiel Theodoro Da. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas. São Paulo: Papiros, 1986.
ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Globo, 2003.
Assinar:
Postagens (Atom)