Professora: Francisca Adriana P.Pugas
Alunos do 5ºano
Início: 06 de agosto/03/09/2012
06/08 Foi apresentado aos alunos as característica de uma noticia
jornalística.
13/08 Trouxe para a sala de aula manchetes do portal da prefeitura de Colinas
do Tocantins enfocando as notícias locais.
20/09 De posse do jornal impresso fizemos vários momento de leitura onde os
alunos leram os classificados, viram vídeos sobre propaganda.
27/09 Após todos os procedimentos foi proposto aos alunos que fizessem vários
anúncios publicitário que favoreceu também trabalhar logotipo e slogan.
03/09 Usando as produções textuais dos alunos fizemos uma exposição dos
melhores textos.
Resultado alcançado
Observa-se que os alunos depois deste trabalho veem
o jornal pelo ângulo diferente, eles trocam ideias entre se e questionam sobre
os fatos acontecidos relatando a velocidade com que a notícia circula. Estão
mais interessados em saber as notícias do mural, o que há de novo no mural da
sala, e se preocupam em transmitir aos colegas as novidades que leem no
jornalzinho da escola.
Em relação a construção da escrita, muitos alunos
melhoraram consideravelmente pois com a prática da leitura, na hora de produzir
observa-se que agora há mais cuidado com a grafia e a concordância das
palavras.
Ao desenvolver esta atividade observa-se que os
alunos adquiriram um interesse considerável pelas notícias locais pois todos os
dias que estava previsto o trabalho eles já chegavam contando aos outros sobre
o que tinham lido. Em cada momento de discussão era citado sempre as fontes:
jornal impresso, internet, rádio, televisão .
Em certo dia um aluno do 5º ano Mateus Araújo
disse: Professora eu li que aqui em Colinas inaugurou um lugar chamado casa de
passagem mas eu não sei o que é a senhora pode explicar?
O assunto notícia foi abordado de várias maneiras,
notícias locais, noticias de outros estados e o informativo I J(informativo
José Teodoro) feito pelos alunos da segunda fase com orientação da professora
Maria da Luz.
Após essa sequência de atividade ficou proposto que
nas segundas e quartas-feiras traremos a para a sala de aula notícias da semana
usando os jornais.
HORA DA LEITURA TODA
SEGUNDA-FEIRA