sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Produção livro “Folclore”

Escola Municipal Cantinho da Alegria
Professora: Iomara        Turma: 1º Ano “D”

Objetivo:
A produção deste livro veio promover o desenvolvimento integral das crianças, construindo conceitos sobre o que é folclore através de experiências vivenciadas por elas, permitindo que as crianças se apropriem de conhecimentos, como novas formas de brincar, cantar, dançar, falar e contar histórias, desenvolvendo a linguagem oral e escrita. Tendo como foco tornar o aluno um leitor e autor de seus próprios textos. A leitura e a produção de textos são atividades essenciais ao desenvolvimento global do aluno, para que este se torne um cidadão crítico, reflexivo e criativo.

Procedimento Metodológico:
  • ·           Leitura de lendas do folclore brasileiro;
  • ·    Leitura de contos antigos;
  • ·         Interação do professor/alunos;
  • ·         Ilustração do livro;
  • ·   Confecção e Produção de um livro com os personagens do folclore brasileiro como: lendas, mitos, parlendas e músicas.Leitura de textos diversos (diálogo, argumentação, parlendas, trava língua, adivinhações, cantigas, lendas.) 
  •          Brincadeiras dirigidas folclóricas  como: Cantigas de roda, músicas.
         

A satisfação das crianças nas atividades propostas e na produção do livro foi notória é satisfatória, pois pude perceber a evolução de cada um, nós livros produzidos e depoimentos feitos por eles em sala.


“Nem acredito, meu primeiro livro”.  Fala do aluno Dayvde Yure