quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

PROJETO DE LEITURA LEVA E TRAZ

Colégio Albert Einstein Sistema Anglo de Ensino
Professora: Josenir Viana Carvalho
Turma: 1º ano
Duração: Agosto a Novembro de 2011

                              Projeto de leitura Leva e Tráz
*Justificativa:
Para se formar bons leitores têm que haver um contato íntimo desde  pequeninos com textos. Há inúmeras maneiras de fazer isso. O importante é que o material escrito apresentado aos alunos seja interessante e desperte a curiosidade das crianças.
* Objetivos:
-Incentivar a leitura e o contato com os livros.
-Tornar a leitura um ato prazeroso.
-Possibilitar a integração dos pais com os filhos através do projeto de levar e trazer os livros para que se torne um hábito familiar.
*Conteúdos:  Troca de livros, gibis e revistas entre as crianças.
*Desenvolvimento:
Através de uma ciranda de livros revistas jornais feitas com os alunos da sala, será montada uma espécie de biblioteca, e os alunos poderão trocar de livros semanalmente para que sejam levados para serem também lidos em casa com ajuda e participação dos pais ou outros familiares.
*Conteúdos  Atitudinais: O projeto possibilita que os alunos realizem um trabalho coletivo onde haja envolvimento de todos em sala de aula, e estimulando a integração e participação dos pais na vida escolar dos filhos, que participam do projeto fazendo a leitura desses livro em casa, discutindo-os com os filhos.

*Problematizarão:
O projeto não só abre caminhos para os alunos diante dos livros, mas permite explorar a trilha junto com eles.

*Procedimentos metodológicos:
Baseado nos conhecimentos obtidos de interações com os alunos fiz uma lista de livros de historinhas e fichas de leitura com pequenos textos e cartaz  com silabas e palavras. Esses serão  trocados entre os alunos com meu auxilio, semanalmente. Os alunos serão orientados a lê-los em casa, durante o final de semana com os pais, participando de incentivo à leitura.
 Os alunos quando retornarem à escola após o final de semana, farão  um relato do livro  para os colegas que darão suas opiniões sobre leitura.
Anexos: Será acrescentado no final as referências bibliográficas dos livros,  algumas tarefas e fotos .

Relatório do projeto:
Durante esses meses houve bons resultados em relação  a leitura e interesses aos livros e  revistas . As crianças  levava o livro para casa e lia com ajuda dos pais e ilustrava a parte que mas gostou, na sala faziam um breve comentário do que leu, para alguns não surtiram muito efeito, o livro do jeito que ia voltava sem nem abrir , os pais dizia que não tinha tempo de ler.
Trabalhei muito as fichas e letrinhas que cada um ganhou do Anglo, uma latinha cheia de letras, usamos para formar sílabas  palavras  e frases. Eu falava a palavra e eles montavam, para aqueles com mais dificuldades escrevia no quadro e eles procuravam as letras e formavam  também, cada um formava seu grupo de palavras depois eu ia corrigindo um a um.
Com isso teve ótimos resultados  algumas crianças  tiveram um estalo, despertaram para leitura,  antes disso eu tinha ganhado da Leninha(gestora do Colégio Albert Einstein)  dois quebra cabeças  e eles não conseguia montá-los agora eles montam com maior facilidade.   
Essas são algumas das fotos que pude recuperar, porque muitas fotos só roubaram meu pen drive na escola.
O projeto me ajudou bastante no desenvolvimento das crianças e no dia a dia de trabalho, não só com os livros e também outros materiais pedagógicos que pude trabalhar.
Fiz visitas nas casas deles conversei com os pedir ajuda com as atividades, na leitura e na organização dos materiais.
Vou sentir saudades dessas crianças que me envolvi tanto. 

Algumas fotos: