sexta-feira, 25 de novembro de 2011

PROJETO: O MUNDO MÁGICO DA LEITURA




 
  Escola Municipal Cantinho da Alegria
Professora: Valdelice Cardoso Silva Ramos               
Série: 1ºAno     Turma: “A”

PROJETO: O MUNDO MÁGICO DA LEITURA

INTRODUÇÃO
Visando aperfeiçoar e valorizar o cidadão através da linguagem e escrita do projeto: O Mundo Mágico da Leitura, enfoca o ato de ler como ponto de partida para a construção do pensamento lógico, com isso possibilitando os alunos em construir suas relações diante do mundo. Ler livros é um agradável passatempo. Não há cultura sem livros. A Escola Cantinho da Alegria na formação dos alunos tem na escola um espaço mais fascinante na sala de aula. Ler é descobrir que, em cada ponto, em cada gesto, há muito, a saber. Quando lemos, nosso olhar delineia as margens de cada frase para a escrita, em quanto a história corre como um rio para a profundeza que nos forma. Ler é a maneira mais gostosa de fazer perguntas e escrever pequenos textos e viajar pelo tempo, mais seguro para aprender.

JUSTIFICATIVA
Na construção de uma educação com cidadãos participativos é preciso dominar a linguagem através da leitura e da escrita, interagindo com a vida do bairro, da cidade ou do País. Sendo assim, o referido projeto evidencia a necessidade de um trabalho vinculado aos princípios da dignidade do ser humano, da participação da cor responsabilidade e da equidade, visando uma perspectiva de conscientização.
Pretende-se através desse projeto de leitura e escritaa compreensão e a realização de comunicação do homem na sociedade contemporânea. Para tanto é preciso enfrentar a própria história, aceitando os erros e sem preconceito e não abandonar os acertos e conquistas. Nesse sentido a escola, a família e a sociedade devem estar voltadas para cada conquista da criança, estimulando a romper barreiras e aprendendo mais.

OBJETIVO GERAL
         Criar um ambiente favorável para que venha desenvolver atividades de pesquisa que estimule a leitura e escrita facilitando assim a produção e interpretação de textos diversos, levando em conta a necessidade de expansão da temática ambiental buscando oferecer meios efetivos para que cada aluno compreenda os fatos naturais e humanos a esse respeito.

OBJETIVOS ESPECIFICOS
·          Estimular alunos, e pais a freqüentarem o espaço da leitura.
·          Vivenciar os mesmos o gosto e o interesse pela leitura como fonte de informação, recreação, incentivando na escrita através dos novos conhecimentos favorecendo a formação educacional e o avanço nas conquistas da competência leitosa. 
·           Desenvolver atividades de leitura interdisciplinares.
·         Produzir textos a partir de temas ou gravuras.
·         Conhecer e compreender o texto produzido.
·         Valorizar a expressão oral e escrita por meio do tema desenvolvido.

CONTEÚDOS
Leitura e textos com produções diversificadas

DESENVOLVIMENTO
        Com a metodologia dinâmica, o educador é capaz de instigar a criança a apreciar a leitura com:
·         Produção de textos; 
·         Discussões e debates em sala, aula de reforço com o acompanhamento dos pais;
·         Momento de leitura na biblioteca da escola com livros literários.
·         Recontagem de textos diversos como: histórias infantis, lendas e mitos;
·         Roda de leitura no pátio da escola, enfatizando o momento para recontar sua versão entre os mesmos; 
·         Digitação de textos no laboratório de informática, utilizando o ditado como ferramenta.

RECURSOS
·         Livros didáticos e paradidáticos;
·         Livros literários, alfabeto móvel e cadernos dos alunos;
·         Malinha, papel madeira, cola e internet e outros.

DURAÇÃO DO PROJETO
·          35 dias
·          Período: 13/10 a 02/12/2011

      
CRONOGRAMA DE AÇÕES



Ações
OUT
NOV
DEZ
Resp.
Elaboração do projeto
x


Valdelice
Produção de textos literários, pelos alunos.
x
x

Valdelice
Claudeísa
Recontagem de histórias e textos diversos
x
x

Valdelice
Produção individual de textos a partir de desenhos e gravuras.
x
x

Valdelice
.Realizar semanalmente um momento de leitura na biblioteca.
x
x

Valdelice
Solange
Realizar o sorteio de um baú literário contendo livros para leitura interna.

x
x
Valdelice
.Apresentação individual dos alunos sorteados na leitura extraclasse do baú literário em sala de aula.

x
x
Valdelice
Realização da culminância do projeto: O Mundo Mágico da Leitura. Com a exposição dos trabalhos realizada pelos alunos.


x
Valdelice
Aula de reforço com atividades diversas a partir das dificuldades apresentadas na leitura e escrita
x
x

Valdelice
Leitura e apresentação oral de histórias e textos diversos.
x
x

Valdelice



































AVALIAÇÃO

         A avaliação terá um caráter eminentemente mediador, onde o professor irá utilizar das hipóteses que a criança está elaborando, tanto a leitura como na escrita, para fazer intervenções significativas para que a mesma avance na construção de hipóteses elaboradas e abrangentes.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ALLENDE, Felipe. A leitura: teoria, avaliação e desenvolvimento. Porto Alegre: Artmed, 2005.

ANTUNES, Walda de Andrade. Lendo e formando leitores: orientação para o trabalho com a literatura infantil. São Paulo: Globo, 2004.

CHAIB, Lídia. As melhores histórias de todos os tempos/ adaptação Lídia Chaib, Mônica Rodrigues da Costa- São Paulo: Livraria da folha, 2010

COLOMER, Teresa. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. São Paulo: Globo, 2003.

FUNDESCOLA, DPE/SEIF, MEC. Programa de apoio a leitura e escrita. 

PEREIRA, Andréa Kluge. Biblioteca na Escola. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.

PRALER, Brasília, 2006.

RANGEL, Jurema Nogueira Mendes. Leitura na escola: espaço para gostar de ler. Porto Alegre: Medição, 2005.

SILVA, Ezequiel Theodoro Da. Leitura na escola e na biblioteca. Campinas. São Paulo: Papiros, 1986.

ZILBERMAN, Regina. A literatura infantil na escola. São Paulo: Globo, 2003.
PARÂMETROS NACIONAIS: Nova Escola, MEC, 1995.

Evidências do Projeto: