quinta-feira, 26 de maio de 2011

Exemplo de troca de experiencia - Poesia para crianças - Professora mato-grossense

Poesia para crianças

Trabalhar o texto poético com crianças tão pequenas continua sendo um desafio. Depois de ter trabalhado a poesia Balõezinhos de Manuel Bandeira e algumas poesias infantis de Vinicius de Morais, resolvi trabalhar novamente com esse Gênero Literário. Como de costume a preparação da aula foi cuidadosa, afinal meu objetivo era que as crianças gostassem de ouvir e de ler poesias. Então tentei fazer uma aula em que as crianças tivessem contato com o texto poético de forma prazeirosa e divertida.
Peguei dois livros de poesias infantis: Amigos do Peito, de Cláudio Thebas, ilustrado por Eva Furnari, desse livro escolhi 4 poesias que são bem atuais, tratam da relação da mãe com o filho que não quer comer e depois a resposta do menino dizendo pra mãe porquê ele não quer comer, enfim coisas do cotidiano das crianças, algo próximo delas:
  • Hora do almoço I (A missão da Mãe)
  • Hora do almoço II ( A resposta do filho)
  • Irmão mais novo
  • Brinquedo novo ( A regra do Jogo)
O outro livro escolhido foi, Que Bicho mordeu?, de Leo Cunha, ilustrado por Graça Lima. Esse livro foi enviado para as escola pelo FNDE. A poesia desse livro foi Que bicho mordeu?, poesia divertida que trabalha com as rimas de forma engraçada e agradável de se ouvir. As crianças riram muito ao ouvir.

COMO FOI A AULA:
Comuniquei as criança que iriam receber visita na sala de aula, seriam duas crianças da mesma idade delas, Zé Mané e Elzinha. O objetivo daquela visita era declamar suas poesias preferidas. E esse foi o momento da aula em que perguntei para as crianças o que era poesia. E as respostas foram: Poesia é quando rima; Poesia é quando combina as palavras; poesia é quando tem rima. Mas teve uma turminha que especialmente me deixou emocionada, crianças do 1º ano (6 anos), são meus alunos há 3 anos e que me disseram o seguinte. Poesia é um pensamento bonito; poesia é uma música. E um menininho (daqueles bem quietinhos rsrss), falou: - poesia é quando o cara (pensei lá vem uma piada do Joãozinho) tava na feira vendendo balõezinhos para as crianças. Ele lembrou do ano passado quando eu li para eles a poesia Balõezinhos de Manuel Bandeira. Confesso que fiquei emocionada. Por essas e outras que vale a pena ser professora.