quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Projeto A importância da leitura na vida cotidiana


Escola Municipal Eurípedes Barsanulfo
Diretora da Unidade Escolar: Maria Pereira da Silva
Coordenadora pedagógica: Joana Darc Vaz da Silva Viana

Projeto A importância da leitura na vida cotidiana

Objetivo Geral:
     Despertar  o gosto  e o prazer pela leitura, formando comportamento leitor, contribuindo no desenvolvimento cognitivo, intelectual, afetivo ético social.
Objetivos específicos para diretor e coordenador pedagógico;
·        Promover estudo e reflexão sobre a importância de ler e de trabalhar a leitura como atividade permanente e m sala de aula;
·        Auxiliar os professores na organização da rotina contemplando a leitura em voz alta;
·        Ampliar o acervo de obras literárias;
Objetivos específicos para os professores e equipe de apoio;
·        Desenvolver o gosto e o prazer pela leitura;
·        Conhecer várias obras literárias;
·        Resgatar conhecimento prévio sobre o que será lido, de forma lúdica simbólica e significativa;
·        Utilizar-se de diferentes estratégias/procedimentos para envolver e despertar o gosto e o prazer pela leitura em nossos alunos;
·        Envolver os  familiares na leitura e contação de histórias para os filhos(as);


Objetivos específicos para os alunos
·        Reconhecer a importância da leitura no dia a dia;
·        Ampliar o vocabulário;
·        Enriquecer o domínio de diversas estruturas textuais; narrativas, poesias, músicas, receitas, cartas, contos, trava-línguas, adivinhas e outras;
·        Despertar em nossas crianças o interesse em ouvir, ler e contar  e recontar histórias;
·        Conhecer várias obras literárias e a biografia dos autores;
·        Desenvolver a escrita;

Cronograma de execução
Data
Ações
Período de realização
Responsável
Metodologia
01
 Apresentação do Projeto aos pais.

Abril/2012
 Coordenação Pedagógica e professores
 Promover uma reunião com a família na escola para apresentar o projeto. No primeiro momento  realizar uma palestra com o tema “Conversando com a família”, conscientizando-os da importância e da necessidade do acompanhamento familiar na vida escolar da criança. Em seguida, apresentar o projeto, as ações, ressaltando que é  fundamental  a participação dos pais para que as crianças tenham melhor desenvolvimento e interesse pela leitura.
02
Hora  da roda : momento de  leitura ou conto de histórias.
Fev a dez/2012


Professores e familiares.
Acontecerá diariamente  realizada pela professora e também com a participação dos  pais e outros.

03
   Visita a  Biblioteca Municipal de Colinas.

Abril/2012
  Coordenação Pedagógica e professores;
Realizar uma visita na biblioteca com intuito de apresentar as crianças um espaço destinado a Leitura e pesquisa.
04


Criar O Cantinho de Leitura na Sala de aula.
Mai/2012

Equipe escolar;
Organizar um espaço de leitura na sala de aula.
05
Participação   das crianças  no Momento Cívico na hora da história;
Mar a dez/2009.
Professores e alunos
Envolver as crianças no momento através da participação, de acordo com  cronograma da escola. Sendo os responsáveis   pela ,  apresentação  de acordo com os temas trabalhados durante a semana.
06
Dia “D” da leitura na Escola   (semestral)
 Jun e Out/2012
Equipe escolar
 Envolver as crianças na diversidade textual promovendo a participação em peças teatrais de acordo com o gênero estudado no semestre, envolvendo também a família.
07
Leitura no Quintal
 Nov/2012
 Luiza e Silvana
Em parceria com a família, realizar uma visita a casa de um dos alunos com a finalidade de promover a roda de leitura envolvendo os familiares da criança e os demais coleguinhas.
08
 Lendo com a família
Abr a dez/2012
 Professores
  Empréstimo de livros literários aos alunos para levarem para casa para leitura












Correspondência interescolar com a escola Maria Pereira Guimaraes


Escola Municipal Eurípedes Barsanulfo
Diretora da Unidade Escolar: Maria Pereira da Silva
Coordenadora pedagógica: Joana Darc Vaz da Silva Viana
Professora: Maria Gorete       
 Turma  do 2º ano “A” e “B”
Período de execução: 24 a 30 de novembro/2012
       Correspondência  interescolar com a escola Maria Pereira Guimaraes
      Apresentei aso alunos a importância da comunicação através de cartas e que antigamente as pessoas tinham esse costume de escrever cartas. Atualmente com os recursos tecnológicos como o telefone e internet quase não são mais usadas. Depois comentei que estaríamos trocando correspondência com a turma do 2º ano da Escola Maria Pereira Guimarães,  com a lista dos nomes  das crianças distribuí  entre os alunos. Orientei sobre os passos da escrita de uma carta, logo  começaram a escrever para os colegas, ficaram muito empolgados com a ideia de conversar com outras pessoas através da carta. Todos participaram ativamente.

Evidências