Trabalho com textos narrativos extensos

Escola Municipal Alto da Bela Vista 
Diretora: Elicivania Arantes Monteiro 
Coordenadora Pedagógica: Deyze Ilma Oliveira Silva  
Professora: Érika Modesto Pereira de Oliveira                            Turma do 1º ano A

A professora realizou uma leitura em voz alta de uma história narrativa extensa, conforme indicado em formação.
A leitura começou no dia 04 de junho, onde apresentamos a obra A Princesa a Vampira, que é uma lenda espanhola recontada por Jonas Ribeiro e lustrada por Adriana Vegas Roger Marmo. Inicialmente a professora falou do livro, do autor e um pouco sobre a história. Nos dias seguintes, 05, 06, 11 e 12 de junho a professora leu a história, sempre fazendo um apanhado do que tinha sido lido no dia anterior, fazia também um suspense quanto a ilustração, para que as crianças pudessem imaginar como seria a princesa e os demais personagens da história. No dia 13 de junho, o ultimo dia, a professora fez um apanhado sobre o que as crianças já sabiam da história e contou o final aos alunos, e depois mostrou a ilustração de todo o livro, sendo que as crianças recontavam com base dos desenhos. Pudemos perceber que as crianças gostaram da forma de leitura apresentada pela professora, e que eles ficavam aguardando o dia seguinte para ouvir um pouco mais da história, aprendendo assim que podemos ler tanto textos pequenos, como textos grandes, desde que saibamos organizar o tempo. Inclusive, no início algumas crianças questionaram a quantidade de páginas do livro, achando que a história era muito grande, mas ao final perceberam que a atividade não é cansativa se for dividida em etapas de leitura.







Acompanhamento de textos narrativos
Escola Municipal Eurípedes Barsanulfo
Diretora da Unidade Escolar: Maria Pereira da Silva
Coordenadora pedagógica: Joana Darc Vaz da Silva Viana
Professora :  Jocilene Braga Lacerda
Turma “1º ano A”

Leitura em voz alta


Escola Municipal Eurípedes Barsanulfo
Diretora da Unidade Escolar: Maria Pereira da Silva
Coordenadora pedagógica: Joana Darc Vaz da Silva Viana
Professora: Eliene Pereira de Sousa
Turma 1º ano “B”
Período de execução: setembro e outubro/2012

Leitura em voz alta
        Entre as narrativas que li para as crianças, gostaria de destacar a obra de Ruth Rocha “Toda Criança do mundo mora no meu coração” uma coletânea de poesias que retrata a vida na infância, li para as crianças e elas adoraram, entre as belas poesias as crianças escolheram “Ai que saudades” para encenação na Noite Cultural na escola. 
      Foram vários momentos de leitura e produção. As crianças me encantaram com o entusiasmo  e interesse pelas atividades desenvolvidas.
      Na semana de preparo e organização para a Noite Cultural, levei microfone para sala de aula para ensaio das crianças, organizamos também um varal de poesias produzidas pelas crianças.
       E no dia do  evento, as crianças subiram ao palco muito confiantes e apresentaram a poesia “Ai que saudades”  escolhida por eles á comunidade escolar. Foi gratificante este trabalho tanto para mim quanto para as crianças.


Evidências






Escola Municipal Eurípedes Barsanulfo
Diretora da Unidade Escolar: Maria Pereira da Silva
Coordenadora pedagógica: Joana Darc Vaz da Silva Viana
Professora: Maria Gorete
 Turma  do 2º ano “A” e “B”

Leitura em voz alta






Acompanhamento de textos narrativos extensos
Escola Municipal Paraiso
Professora: Olinda Maria Ferreira Alencar Sgarbi  1 ano B


Li para as crianças o livro O fantástico Mistério de Feiurinha de Pedro Bandeira, ilustrado por Avelino Guedes, durante todo o mês de agosto.
Inicialmente foi comentado sobre a obra, o autor e a história em si. Nos dias seguintes foi contada a história. Gestos e entonação da voz fizeram com que os alunos se prendessem à história  trazendo uma certa curiosidade  e empolgação. Nos dias seguintes relembrávamos o que foi contado no dia anterior. Antes de iniciar a história era feito algumas perguntinhas que os instigassem a memória, e ai então começávamos a contar a história. No encerramento pedi para que os alunos ilustrassem o que eles mais gostaram na história.
Gostei de trabalhar com texto extenso, a sequência da história foi conduzida de forma divertida, notei grande interesse das crianças em estar sequenciando a história sua curiosidade era evidente. Foi uma experiência positiva, vou procurar trabalhar com mais frequência desta forma.








Trabalho com textos narrativos extensos

Escola Municipal  Paraíso
Diretora: Sônia Maria Rodrigues
Coordenadora Pedagógica:  Luíza  
Professora: Polyana de Sá Moura                   Turma do 1º ano A
A professora realizou uma leitura em voz alta de uma história narrativa extensa, conforme indicado em formação.
   A leitura começou no dia 01 de agosto, onde apresentamos a obra A dona Baratinha, que é um conto popular contada por Ana Maria Machado. Inicialmente a professora falou do livro, do autor e um pouco sobre a história. Nos dias seguintes, 01, 02, 03 e 06 de agosto a professora leu a história, sempre fazendo um apanhado do que tinha sido lido no dia anterior, fazendo um suspense sobre com quem dona baratinha ia se casar. No dia 07 de Agosto, o último dia, a professora fez um apanhado sobre :O que Dona Baratinha tanto queria fazer?
-O que aconteceu para que ela acreditasse que poderia realizar o seu desejo?
-Onde ela ficava para esperar os pretendentes?
-O que ela fez para ficar mais bonita?
-Quais animais quiseram casar com ela e foram recusados?

-Por que Dona Baratinha não quis casar com os outros animais?
- Por que ela não se casou?

    Depois desse apanhado, pedi que as crianças fizessem oralmente outro final para a história.







Escola Municipal Maria Pereira Guimarães

Professora: Cleide de Sales Nolêto de Paulo

Coordenadora: Mariza Milhomem de Souza


Acompanhamento de texto Narrativo extenso

Entre vários textos e livros trabalhados em minha sala, o que mais se destacou pelo gosto das crianças foi o livro “O Capitão e a Sereia” de André Neves.  Essa história foi trabalhada no decorrer de uma semana e meia. Pude perceber que as crianças ficaram bastante curiosas com o final da história.

FOTOS

2 comentários: