segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Leitura regular de notícias jornalísticas

Escola Municipal Cantinho da Alegria
Professora: Ivane Pontes de Maria Mendes

Leitura regular de notícias jornalísticas
 
       Nos meses de agosto setembro e outubro foi realizado na sala do segundo ano "A" leituras e várias atividades usando como recurso jornais, por considerar que o trabalho com jornais na sala de aula é muito importante e necessário para que os alunos possam estar em contato com material de uso social que venha despertar na criança o desejo de lê, pensar, argumentar, discutir e buscar informações.
       No primeiro momento fiz rodinha para saber oque os alunos sabiam sobre ojornal e sua função.Durante a semana foi realizada leitura em voz alta feita pela professora de noticias, resumo de novela, horóscopo.
       No segundo momento foi feito formação de grupos para leitura e escolha de noticias para serem lidas no microfone por um aluno do grupo. Observei que a escolha do grupo sempre era noticias de celebridades ou piadas algo que despertava neles curiosidade.
    Foi trabalhado no jornal manchete,identificar na leitura: personagem, fato e sublinhar.Durante a semana foi realizada leitura em voz alta feita pela professora de noticias, resumo de novela, horóscopo.
      Essas atividades com jornais ajudam a formar leitores críticos, que compreendem o valor da leitura e da informação para suas vidas.


Manutenção de correspondência interescolar

Escola Municipal Cantinho da Alegria
Professora: Ivane Pontes de Maria Mendes
Manutenção de correspondência interescolar
Durante o mês de Setembro e outubro foi trabalhado com os alunos do segundo ano “A” interpretação, leitura e produção de cartas e bilhetes com objetivo de oferecer oportunidade de escrita significativa de modo que os alunos tenham plena autonomia em realiza-las.
No primeiro dia de trabalho os alunos fizeram uma interpretação escrita de uma carta e preenchimento de envelopes.
No segundo dia fui escriba dos alunos escrevendo uma carta para a professora Helena da novela carrossel, não faltou assunto aproveitei para trabalhar estrutura da carta e falar da importância da mesma, logo após foi a vez dos alunos escreverem para os personagens da novela que despertam bastante interesse neles, foi um momento de escrita prazeroso para os alunos, a felicidade estava estampada no rosto de cada um.
      Na semana seguinte iniciou-se a escrita de cartas para a turma da professora Eliã, foi uma atividade divertida para os alunos, falei para eles que quando escrevemos devemos preocupar-se com a ortografia e com o assunto da carta, percebi que enquanto escreviam era só euforia e desejo de terminar para entregar esquecendo a parte ortográfica, ajudei na correção das mesmas. O mais gratificante foi a autonomia no desenvolvimento desta atividade, até mesmo as crianças que ainda não dominam a escrita escreviam do seu modo.
      Após o término da atividade e correção, as cartas foram colocadas em envelopes confeccionados pelos alunos e preenchidas de acordo com as regras dos correios. Logo após foi escolhidos alguns alunos para em nome da turma fazer a entrega das cartas. Esta atividade foi muito significativa e um grande estímulo de leitura e escrita.

Leitura de texto jornalístico


Escola Municipal Alto da Bela Vista
Turma: 1º Ano
Professora: Érika Modesto P. de Oliveira
Coordenadora Pedagógica: Maria Olímpio da S. Maione
Diretora: Elicivania Arantes Monteiro

            Foram trabalhadas notícias jornalísticas com os alunos do 1º ano durante três vezes no mês. Iniciando com a apresentação de uma notícia no flip chart.  Após apresentação a professora comentou sobre o assunto e as várias formas de depararmos com os diferentes meios de notícias. Em seguida foi distribuído aos alunos jornais e revistas para que eles pudessem ler e identificar notícias e após isso foi feito a socialização, formaram grupos e criaram notícias jornalísticas, no qual eles mesmos escolheram os temas. Foi uma aula de grande importância para a turma, notando o interesse e a participação de todos.