quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Projeto Reescrita de Textos

Escola Municipal José Teodoro Rodrigues
Projeto: Reescrita de textos
Autoras: Francisca Adriana Pereira Pugas (coordenadora), Claudete Rodrigues no 1ºano e Maria Madalena 2ºano
Objetivos:
  •  
    Contribuir para a formação leitorado do aluno disponibilizando um ambiente letrado no qual os alunos se percebem como agente do conhecimento, formando assim suas próprias hipóteses;
  •  Ampliar as possibilidades cognitivas da criança, sendo uma das diversas maneiras de inseri-la na cultura letrada.
Desenvolvimento:
1º- dia:
v Organizar uma roda de leitura;
v Escolha do livro Os três porquinhos (2ºano) e Dona baratinha (1ºano).
Encaminhamento: O professor preparar o texto (numa folha ou cartolina) e logo após, vários títulos (em tiras de papel ou cartolina entre os quais apenas um está relacionado com o conteúdo do texto).
2º - dia:
  • Trabalhar a leitura e dar ao texto outro título;
  •  Fazer um painel de figuras e pedir que eles apontem as que se identificam com o texto lido;
  •  Convidar a turma a reescrever a história, a fim de analisar o que os alunos compreenderam da história;
  • Rever a escrita do texto.
3º-dia:
  •  Preparar atividades de completar as frases de acordo com o texto original;
  • Ditar frases do texto para que eles escrevam.
4º-dia:
  •  Emparelhar um título ao texto, apresentando-se vários títulos ao texto, apresentar-se vários títulos e apenas um texto.
  •  Emparelhar títulos ao texto, apresentando-se vários textos e apenas um título.
Encaminhamento: Depois de copiar o texto em uma cartolina, recortar separando e pedir que as crianças o coloquem na ordem certa.
Referências Bibliográficas:
ANTUNES, Celso. Vigotsk, quem diria?! : em minha sala de aula: fascículo 12. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sexta, 2003.
NASPOLINI, Ana Tereza.Tijolo por tijolo: Prática de ensino da língua portuguesa, volume único: livro do professor – 1ª edição São Paulo: FTD, 2009.
ANTUNES, Celso. Vigotsk, quem diria?! : em minha sala de aula: fascículo 12. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

Evidencias: