quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dia Nacional da Alfabetização


Dia 14 de novembro é o Dia Nacional da Alfabetização!!!



Esta data foi criada em 1966 com o objetivo de refletir sobre a situação da alfabetização no nosso país.

A alfabetização consiste no aprendizado do alfabeto e de sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática em suas variações. Porém esse processo não se resume apenas na aquisição de habilidades mecânicas do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, e produzir conhecimento.

A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais.

A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo, e por isso é necessário investir cada vez mais na Educação Infantil e no Ensino Básico, garantindo que as necessidades educativas da população sejam atendidas, evitando-se a evasão e a repetência, prevenindo-se o analfabetismo com o acesso e permanência dos alunos na escola.

Façamos a nossa parte!