Identificação
Escola: Mul. Maria Pereira Guimarães
Projeto interdisciplinar: Os contos de tradição oral
Prof.ª: Irislene Patrícia M. da Silva
Público alvo: alunos 2º ano B
Período: 3 meses (Outubro, Novembro e Dezembro)
Área de atuação: Língua Portuguesa e demais disciplinas.
“Nenhum tipo de leitura é tão enriquecedor e satisfatório do que os contos de fada maravilhosos, pois eles ensinam sobre os problemas interiores dos seres humanos e apresentam soluções em qualquer sociedade”. Bruno Bettelheim (1903 a 1990)
Justificativa
Os contos de tradição oral
Contos populares
“Era uma vez...” tem sido a senha para entrar no maravilhoso mundo dos contos, mitos, lendas e fábulas. Basta que alguém diga essas três palavrinhas mágicas que o encanto acontece, e nós adultos e crianças, como que hipnotizados, esperamos que o contador prossiga com sua narrativa. Ao ouvirmos uma história temos a possibilidade de compreender melhor o mundo em que vivemos.
Há um verdadeiro tesouro de histórias que abre as portas do imaginário, fazendo com que o aprendizado seja um momento rico e prazeroso. Enfim quando aprendemos por intermédio das histórias, nunca nos esquecemos, pois é um aprendizado para sempre. E não há exagero nenhum em dizer que toda alma para ser saudável, precisa ser alimentada com boas e inesquecíveis histórias.
Diante disso, esse projeto tem por finalidade trabalhar vários contos de tradição popular, que são antigos gêneros literários, que existem na tradição oral, como características marcantes: tempo, e espaço indefinido, a disputa entre fortes e fracos, ricos e pobres, a vitória do bem sobre o mal. E será complementado com outros gêneros literários. Desenvolvendo assim o ato de ler e escrever com momentos agradáveis e descontraídos, onde os educandos possam sentir prazer em ter essa prática cotidiana, melhorando a qualidade das aulas e motivando a turma rumo a novas conquistas e desafios.
Conteúdos
· Leitura, escrita, produção.
· Identificação de elementos que compõem os contos.
· Análise das características dos textos.
· Mensagens e valores que a história transmite.
· Interdisciplinaridade.
· Músicas, oficina.
· Temas transversais.
Objetivos
· Fazer com que os estudantes observem as características dos contos e outros gêneros literários.
· Ampliar o repertório literário, fazendo a troca de experiências de leitura.
· Ler, produzir, cantar e dramatizar.
· Confeccionar seu próprio livro.
· Conhecer outros gêneros textuais visitando a biblioteca Municipal de Colinas.
· Criar o hábito de leitura diária.
· Disponibilizar livros diversos para leitura em casa.
· Desenvolver a oralidade e escrita.
· Proporcionar ao educando situações de aprendizagens para que ele possa formar conceitos básicos que auxiliem na compreensão e interpretação.
· Realizar as atividades propostas, trabalhando ora individualmente, ora em grupo, promovendo a cada encontro a construção e adaptação da leitura e escrita.
· Participar efetivamente de situações de comunicação e situações problema.
· Apresentar propostas de atividades envolvendo gêneros textuais e o ensino de Língua Portuguesa.
· Motivar os alunos para aprender a agir como leitores competentes dentro e principalmente, fora da escola, porque são inúmeras as situações sociais que requerem procedimentos de leitura, como defesa de seus direitos e opiniões até mesmo pela compreensão de qualquer signo lingüístico.
Metodologias
Para despertar o interesse pela leitura é necessária adotar uma pratica educativa diversificada.
Criação e produção textual
Confecção de livros
Noite cultural
Dramatização
Músicas
Carta
Bilhetes e convites
Interpretação oral e escrita
Biografias
Pesquisas
Entrevistas
Diálogo
Fábulas, conto
Análise de livros literários
História em quadrinho
Receitas
Paródias, provérbios
Poesias, poemas, cordel
Acróstico, notícias
Jogral
Entre outros...
Desenvolvimento
Mês: Agosto
· Criação de um cantinho na sala para momentos de leitura com caixa contendo livros diversos.
· Criação de uma caixinha de texto com diversos gêneros para manuseio das crianças.
· Viagem na mala mágica para leitura em casa com a família: O Rei Bigodeira e sua banheira de Audrey Wood e Don Wood. Depois de todos terem lidos, responderão uma ficha de leitura com: (título do livro, autores, personagens, assunto principal, a parte que mais gostou)
· Leitura e produção coletiva e individual.
· Produção de acróstico e bilhete.
· Leitura individual dos alunos em sala, de textos diversos e apresentação para todos na sala (autor do livro e assunto principal).
· Criação e produção textual e exposição no mural da sala.
· Interpretação de histórias oralmente, escritas e debates em grupo.
· Leitura de texto em forma de cordel.
· Um conto por dia: os alunos em rodinha para ouvirem a história lida pela professora, em seguida interpretar, discutir e trazer como ensinamento para nossa realidade de hoje.
Ø Festa no céu.
Ø O sapo com medo d’água.
Ø Os três suspiros da onça.
Ø Os três gulosos.
Ø Porque o coelho tem cauda pequena?
Ø A menina dos brincos de ouro.
Ø A fonte é nossa.
Ø A formiguinha que queria ser costureira.
Ø O caldeirão mágico.
Ø João o preguiçoso.
Ø Os dois irmãos.
Ø As aventuras de Pedro Malasartes.
Ø A panelinha encantada.
Ø Porque a girafa tem o pescoço comprido?
Ø A mentira tem pernas curtas.
Ø O menino que gostava de mentir.
Mês: Novembro e Dezembro