sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Rede de Ideias

Durante os meses de outubro a dezembro estará aberto um espaço para dúvidas e respostas a cerca do processo de alfabetização...as dúvidas são das professoras que participaram do Projeto Conversa com os Professores Alfabtizadores.

Ensinar cada vez melhor: neste compromisso você não está só.

  1. Sou professora do 1º ano e tenho dois aluos que não conseguem fixar o conteúdo, nem mesmos as sílabas simples, no reforço trabalhei com sílabas moveis, com atividades de fixação em folha, jogos, recortes. Gostaria de receber sugestões pois estou preocupada.
  2. Como trabalhar com uma criança que já lê para você, mas quando é para ela ler e produzir sozinha, se trava dizendo que não sabe e não faz nada?
  3. Devemos alfabetizar, utilizando a letra bastão ou a cursiva? E se alfabetizarmos com a bastão, qual o melhor momento para introduzir a letra cursiva?
  4. Como alfabetizar uma criança que não consegue se lembrar do que foi ensinado no dia anterior?
  5. Como continuar o trabalho com aluno que chega ao 2º ano sem conhecer o alfabeto?
  6. É correto separar as crianças mais desenvolvidas das não desenvolvidas com o objetivo de recuperar? Por exemplo: Escrever um texto no quadro e não deixar as crianças escrever enquanto eu não terminar terminar para sobrar tempo para trabalhar com quem precisa, isto acontece algumas vezes em minha sala e as crianças não se sentem excluidas.
  7. Como alfabetizar uma criança super agressiva?
  8. Como alfabetizar uma criança que hoje sabe o alfabeto e amanhã já esqueceu?
  9. Como alfabetizar uma criança que nunca se senta e é totalmente agressiva?
  10. Como trabalhar em uma sala com 30 crianças, sendo 10 com dificuldades na leitura e escrita. Onde já foram trabalhadas várias metodologias?
  11. Como trabalhar com alunos que conhece o alfabeto e as silabas, mas na hora de escrever e ler não consegue? Sendo que já foi usado várias metodologiado para sanar estas dificuldades.
  12. Até que ponto posso ajudar os meus alunos na hora de avaliar? Devo soletrar as palavras quando ele ainda não sabe escrever as respostas?
  13. Como trabalhar com uma criança que não gosta de estudar?
Todos os educadores que se sentem comprometido com a formação de uma sociedade alfabetizada devem deixar sua contribuição... estamos aguardando !

      4 comentários:

      1. Cara professora que solicitou sugestões,vários aspectos merecem ser considerados, mas um deles é fundamental: essas crianças precisam do seu acompanhamento diferenciado e próximo.
        Mesmo que contem com a ajuda dos colegas nas propostas em duplas, é indispensável a intervenção direta e constante do professor. Seu apoio será importante, em certos momentos, para incentivá-las a continuar manifestando
        suas idéias. A relação que você estabelece com a criança e com o que ela produz é fundamental para que se sinta capaz de aprender. Em outros momentos, porém, cabem intervenções mais explícitas para que fiquem atentas às características do sistema de escrita; é o caso, por exemplo, de quando você pede para ajudarem a escrever certas palavras, faz perguntas sobre as letras iniciais ou finais etc.

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      2. Em relação a questão 10 sugerimos que organize as duplas de modo que os dois parceiros estejam em momentos razoavelmente próximos em relação às
        hipóteses de escrita. Mais uma utilidade das sondagens: permitir que você agrupe os alunos de acordo com critérios mais objetivos. É sempre importante lembrar que a função das duplas não é garantir que todos façam as atividades corretamente, mas favorecer a mobilização dos conhecimentos de cada um, para que possam avançar. Lembre-se também de que
        uma boa dupla (a chamada dupla produtiva) é aquela em que os integrantes fazem uma troca constante de informações; um ajuda de fato o outro, e ambos aprendem. Preste muita atenção às interações que ocorrem nas duplas e promova trocas de acordo com o trabalho a ser desenvolvido.

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      3. Caras professoras dos 1º anos, a esta altura do ano escolar, o trabalho com listas é bem oportuno, pois trata-se de uma atividade que propicia a reflexão sobre o sistema de escrita. É importante frisar que as listas são textos com propósitos específicos: têm por função organizar dados ou então servem de apoio à memória; assim, procure sempre apresentar aos alunos listas que tenham também um propósito. Além disso, os elementos de uma lista costumam estar organizados de acordo com um critério, e esse critério precisa ser conhecido e compreendido pelos alunos. Isso não acontecerá se o critério da lista for, por exemplo, “palavras que começam com M” – a menos, é claro, que seja uma agenda ou uma lista telefônica. Apresentamos a seguir algumas sugestões de listas que podem ser usadas
        em atividades de leitura e de escrita – aproveite-as para desenvolver atividades
        variadas, seguindo encaminhamentos semelhantes aos propostos aqui. Para a escrita aqui estão algumas listas que você pode usar em atividades de escrita.
        Ingredientes de uma receita.
        Materiais necessários para fazer uma pipa ou outro brinquedo.
        Animais que serão estudados em um projeto.
        Personagens prediletas dos gibis.
        Títulos das histórias já lidas em classe.

        Para a leitura

        Veja a seguir outras idéias para construir atividades similares.
        Marcar, em uma lista, a história que foi lida no dia anterior.
        Marcar, em uma lista, a história que deseja ouvir novamente.
        Marcar, em uma lista, a história que o professor ditou.
        Localizar em uma lista de frutas quais serão utilizadas na salada de frutas.
        Encontrar em uma lista a brincadeira que já sabe e que pode ensinar aos colegas.

        Desejamos que alcancem o melhor resultado!

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