quinta-feira, 28 de junho de 2012

Sondagem: Prática essencial na Alfabetização








 

Uma das melhores ações para fazer toda a turma avançar, é avaliar o nível de alfabetização e as intervenções mais adequadas para cada aluno. Antes mesmo de entrar na escola, as crianças já estão cercadas por textos, mas o contato com eles depende dos hábitos de cada família. Assim, uma turma de 1º ano vai apresentar uma variedade enorme de saberes, com estudantes pré-silábicos (quando as letras usadas na escrita não têm relação com a fala), silábicos sem valor sonoro (representando cada sílaba com uma letra aleatória), com valor sonoro (usando uma das letras da sílaba para representá-la), silábico-alfabéticos (que alternam a representação silábica com uma ou mais letras da sílaba) e, finalmente, alfabéticos (que escrevem convencionalmente, apesar de eventuais erros ortográficos). A Secretaria Municipal de Educação por meio das Supervisoras do Ensino Fundamental I aplicou um diagnóstico nas turmas dos  1º anos com o intuito de verificar o nível de leitura e escritas das crianças, com base nela, é possível elaborar um mapa dos saberes das turmas e planejar ações formativas na formação continuada.

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