Uma das melhores ações para fazer toda a turma
avançar, é avaliar o nível de alfabetização e as intervenções mais adequadas
para cada aluno. Antes mesmo de entrar na escola, as crianças já estão cercadas
por textos, mas o contato com eles depende dos hábitos de cada família. Assim,
uma turma de 1º ano vai apresentar uma variedade enorme de saberes, com
estudantes pré-silábicos (quando as letras usadas na escrita não têm relação
com a fala), silábicos sem valor sonoro (representando cada sílaba com uma
letra aleatória), com valor sonoro (usando uma das letras da sílaba para
representá-la), silábico-alfabéticos (que alternam a representação silábica com
uma ou mais letras da sílaba) e, finalmente, alfabéticos (que escrevem
convencionalmente, apesar de eventuais erros ortográficos). A Secretaria
Municipal de Educação por meio das Supervisoras do Ensino Fundamental I aplicou
um diagnóstico nas turmas dos 1º anos com o intuito de verificar o nível
de leitura e escritas das crianças, com base nela, é possível elaborar um mapa
dos saberes das turmas e planejar ações formativas na formação continuada.
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