Escola
Municipal José Teodoro Rodrigues
Professora
Francisca Adriana P. Pugas
A
proposta para desenvolver esta Sequência Didática é que foi diagnosticada uma
imensa dificuldade na expressão oral e escrita dos alunos do 5º ano. Sabendo
disso foi proposto aos mesmos que fizessem
uma primeira carta tida apresentação, para a turma escolhida no caso o 4º ano e logo
em seguida manter a correspondência com outras turmas.
1º momento - Sobre a orientação da professora
os alunos escreveram e corrigiram seus textos confeccionando envelopes e
trabalhando sobre a descrição de cada um. Os textos tiveram que ser reescritos várias vezes até ficarem prontos para serem
enviados.
2º momento - Ao receber a resposta da correspondência
do 4º ano os alunos leram conversaram sobre o conteúdo e escreveram novamente
para a mesma turma do 4º ano.
3º momento -
As produções foram expostas no mural da sala de aula.
4º momento - Os alunos receberam cartas de
outras séries, foi uma euforia muito grande, a prática da correspondência
escolar está só começando.
Conclusão
A
princípio a proposta era a correspondência apenas com uma sala, pois pensávamos
que seria um pouco difícil até a ideia se propagar, então a partir da segunda
correspondência observamos que o assunto chamou a atenção de outras salas então
ficou em aberto para todas as séries. Observa-se que os alunos estão mais
atenciosos na hora de produzir, sempre perguntam como se escreve tal palavra, e
há uma atenção maior em relação à estrutura do texto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário