sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Manutenção de correspondência interescolar



Escola Municipal Paraíso
1º ano B – Olinda Maria  e 2º ano A e B – Luciene
Cartas
Esta atividade tem como objetivo, despertar a reflexão sobre as diferentes maneiras de falar a língua portuguesa para valorizá-la; propor situações que envolvam o uso da linguagem no cotidiano escolar; fazer com que os alunos compreendam os objetivos e funções das cartas, além de suas características textuais e leitura e escrita.

Foi conversado com a turma que iríamos escrever cartas, em seguida trabalhei as etapas de escrita, o tipo de linguagem usada, diferença entre cartas e bilhetes, especialmente com o imaginário das crianças.
Foi proposto a troca de bilhetes entre as turmas da escola em especial 1º ano B e 2º ano A e B e se estendendo a toda a escola. Foi bem interessante, pois a partir das correspondências os alunos descobrem os erros de ortografia, e procuram melhorar a escrita, o que traz muitos benefícios para crianças em fase de alfabetização.
Estabelecemos um dia da semana para a entrega das correspondências e outros para a recebimentos, que está sendo feito no “ correio” que fica exposta na sala do 1º ano B e 2º ano. È marcado o dia da escrita das cartinhas, onde nós também participamos, na troca de correspondência descobrimos afinidades, desejos, desabafos de problemas, e até poetas.
Observação: Os alunos ficam encarregados de separar e distribuir as cartinhas em cada sala.





Nenhum comentário:

Postar um comentário