quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Trabalhando receita do Pão


Relatório da ação desenvolvida na turma do 1º ano “A”
Professora Jocilene  Braga Lacerda
Período de execução; 05 a 09 de março/2012

1º passo
 Com a intensão de trabalhar a introdução da letra P, levei para a sala uma receita, li para as crianças e juntos fizemos a lista  dos ingredientes necessários, depois combinamos em trazer os ingredientes para o preparo do pão. Cada uma ficou responsável para trazer um dos ingredientes, enviei um recadinho aos pais pedindo a colaboração dos ingredientes conforme o combinado com as crianças.
2º passo
Assim, no dia seguinte as crianças trouxeram os ingredientes.  Coloquei a receita em slide (retroprojetor) para ler novamente a receita, verificamos se tínhamos todos os ingredientes  e o modo de preparar o pão. Em seguida expliquei sobre os hábitos de higiene ao preparar a receita, as crianças lavaram as mãos, usamos luvas e toucas. Pedi ajuda para que pegassem os ingredientes, medir e colocar aos poucos conforme a receita. Deixamos a massa descansar por alguns minutos, cada um fez um pão.  Em seguida fomos a cantina para colocar ao forno. Depois de aproximadamente 40 minutos os pães ficaram prontos para degustação. Hum... ficou uma delícia! Disseram as crianças. Todos participaram com entusiasmo.

3º Passo
 No dia seguinte fomos conversar sobre  o preparo do pão, todos falaram. Assim, a partir desta situação trabalhei a letra P, partindo da receita, entreguei a cada criança a cópia da receita, fizemos a leitura novamente e pedi para  identificarem  as palavras com a letra P, depois fizemos uma lista com palavras e frases com a letra p.

Resultado
As crianças participaram ativamente com interesse,  reconheceram a letra P, conheceram várias palavras e formaram frases. Como também foi possível explorar sistemas de medidas e hábitos de higiene.

Evidências






Nenhum comentário:

Postar um comentário