Relatório da ação
desenvolvida na turma do 1º ano “A”
Professora Jocilene Braga Lacerda
Período de execução; 05
a 09 de março/2012
1º passo
Com a intensão de trabalhar a
introdução da letra P, levei para a sala uma receita, li para as crianças e
juntos fizemos a lista dos ingredientes
necessários, depois combinamos em trazer os ingredientes para o preparo do pão.
Cada uma ficou responsável para trazer um dos ingredientes, enviei um recadinho
aos pais pedindo a colaboração dos ingredientes conforme o combinado com as
crianças.
2º passo
Assim, no dia seguinte as crianças trouxeram os
ingredientes. Coloquei a receita em
slide (retroprojetor) para ler novamente a receita, verificamos se tínhamos
todos os ingredientes e o modo de
preparar o pão. Em seguida expliquei sobre os hábitos de higiene ao preparar a
receita, as crianças lavaram as mãos, usamos luvas e toucas. Pedi ajuda para
que pegassem os ingredientes, medir e colocar aos poucos conforme a receita.
Deixamos a massa descansar por alguns minutos, cada um fez um pão. Em seguida fomos a cantina para colocar ao
forno. Depois de aproximadamente 40 minutos os pães ficaram prontos para
degustação. Hum... ficou uma delícia! Disseram as crianças. Todos participaram
com entusiasmo.
3º Passo
No dia seguinte fomos conversar
sobre o preparo do pão, todos falaram.
Assim, a partir desta situação trabalhei a letra P, partindo da receita,
entreguei a cada criança a cópia da receita, fizemos a leitura novamente e pedi
para identificarem as palavras com a letra P, depois fizemos uma
lista com palavras e frases com a letra p.
Resultado
As crianças participaram ativamente com interesse, reconheceram a letra P, conheceram várias
palavras e formaram frases. Como também foi possível explorar sistemas de
medidas e hábitos de higiene.
Evidências
Nenhum comentário:
Postar um comentário