quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PROJETO DIDÁTICO REESCRITA DE FÁBULAS



Escola Municipal Primavera
“Educando mentes e corações”

PROJETO DIDÁTICO
REESCRITA DE FÁBULAS
 

1.    APRESENTAÇÃO

O Projeto "Reescrita de Fábulas” tem objetivo de encantar os alunos do 1º ano, levando-os a refletirem, também, sobre valores éticos e sociais.
E nada melhor do que as fábulas, histórias tão antigas, mas tão atuais, para nos ajudar nessa missão tão relevante para a formação de nossos pequenos cidadãos leitores e escritores.
   
      
2. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA TURMA
2.1.Dados da Escola:
Instituição de Ensino: Escola Municipal Primavera
Endereço – Rua Amazonas nº 10
Município: Colinas do Tocantins
Fone: 63 3476 7027
Nível de Ensino – Jardim  ao 9º ano do Ensino Fundamental I

2.2. Dados da Turma:
Turma – 1º e 2º  ano
Número de aluno: 17 e 20
Turno: Matutino
Professoras :  Lécia da Silva Santos e Maria Goreth

3. Justificativa

Pensando em estimular a leitura, a escrita e a criatividade e tantas outras linguagens, optamos em realizar um trabalho sobre as fábulas, pois são  leituras interessantíssimas que com certeza prenderão a atenção dos alunos porque serão mostradas muitas histórias de fabulistas consagrados com ensinamentos que elas contemplam e posteriormente os alunos serão incentivados a reescreverem colocando em prática suas opiniões, despertando assim o interesse de conhecer o universo mágico que é a leitura.

4.OBJETIVOS:
4.1 Geral - Desenvolver comportamentos leitores e escritores associados á  situação de produção de fábulas, tendo em vista a elaboração de um livro e/ou gravação de um CD que será destinado aos pais.

4.2 Específicos
Contribuir com a formação de leitores ativos, capazes de produzir textos coerentes, coesos e adequados ao gênero estudado.
Motivar a turma em prol do produto final do projeto.

Levantar o conhecimento sobre as fábulas conhecidas e desconhecidas e contá-las (as conhecidas) livremente;

Trabalhar a estrutura da fábula de modo que o aluno entenda e escreva inicio, meio e  fim.

Incentivar os alunos a terem o hábito da leitura e escrita.


4.2. TEMPO ESTIMADO:
2 (três) semanas – 10 dias letivos

4.3 DESENVOLVIMENTO
·         Leitura em voz alta pela professora.
·         Aula na sala de multimídia (discussão sobre as características do gênero, apresentação de fábulas e releituras).
·         Leitura de fábulas para um contato mais freqüente com o gênero.
·         Reconto de fábulas trabalhadas.
·         Criação de fábulas, inclusive com dados modernos.
·         Exposição de Fábulas.
·         Oficina de Fábulas (mosaico, dobradura
·         Dramatização, pelos (as) alunos (as) de uma fábula criada.
·         Elaboração de um livro e Cd com as fábulas recriadas pelos alunos.
·         Interpretação de fábulas.


 4.5. MATERIAL NECESSÁRIO
CDs
● Cartaz com fabulas;
● Papel oficio;
● Lápis colorido;
● Lápis grafite.
●aparelho de som

4.4. PRODUTO FINAL

            Elaboração de um livro e gravação de uma CD para ser distribuído aos pais.

5. AVALIAÇÃO

         Analisar o nível de aprendizagem das crianças após a conclusão, atentando para as hipóteses de leitura, escrita e oralidade. O que mudou? O que precisa ser melhorado? Quais habilidades e competências precisam ser retomadas?


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL – Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Volume 2. Brasília, MEC/SEEF, 1997.
  
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Lingüística. 10ª edição Scipione. São Paulo: 1997.






Nenhum comentário:

Postar um comentário