quinta-feira, 3 de novembro de 2011

PROJETO “PASTA DA LEITURA”


Nome: Escola Municipal Maria Pereira Guimarães
Titulo do projeto: “Pasta da Leitura”
Número de projeto: 01
Local de realização: Escola Municipal Maria Pereira Guimarães.
Vigência: Fevereiro a Novembro de 2011.
Publico a ser envolvido: Alunos do 2° ano do Ensino Fundamental.
Professora: Adriana Rodrigues de A. Silva
Coordenadora: Mariza Milhomem de Souza
Coordenadora de Apoio: Luciana Mendes da Silva

Diretora: Luciene Vitor Pereira e Silva

 APRESENTAÇÃO:
O Projeto “Pasta da Leitura” consiste no empréstimo dos livros de sala de aula para que a criança realize sua leitura em casa junto à família. Eu como professora acredito que a leitura realizada em parceria com a família estreita os laços afetivos da criança com o objeto livro.

         JUSTIFICATIVA

A criança adora histórias de príncipes, princesas, animais falante, bruxas; pois tudo isso faz parte do seu mundo imaginário, de sua fantasia.
E partindo dessa realidade, observa-se que é o momento oportuno para inseri-las no contato com os livros, com obras clássicas e modernas, conhecendo autores e ilustradores que fazem de tudo para despertar na criança o hábito da leitura.
Tudo isso se torna ainda mais prazeroso quando ouvidas em família, no aconchego do colo do papai ou da mamãe, ou quem sabe, do avô, da avó ou dos irmãos.


          OBJETIVOS:

• Incentivar o gosto pela leitura,
• Conhecer histórias variadas,
• Ampliar o vocabulário e o reconhecimento das letras,
• Reunir à família, possibilitando assim o diálogo, a troca, a interação e a união entre seus membros,
• Despertar ainda mais a imaginação, a curiosidade, a comunicação e a auto estima das crianças,
• Ajudar a criança nessa fase de alfabetização, lendo para ela e questionando sobre a leitura.  
            DESENVOLVIMENTO:
Trata-se de um projeto de prática de leitura onde os alunos levam para casa uma pasta (uma p/menino e outra p/menina) contendo um livro de estória infantil e uma folha de registro, onde terá que registrar o nome do autor, a sua opinião sobre a estória lida; usando escrita. Depois, cada aluno apresentará sua leitura ou interpretação aos colegas. Na apresentação em sala, o aluno (a) também, poderá apenas responder as perguntas feitas pelos colegas ou pela professora sobre o livro. Ou deixar por conta da imaginação do aluno.
Acontecerá a partir do mês de fevereiro até o término do ano letivo.  Cada aluno irá ter a oportunidade de ler em média oito livros.
Obs: Esta ação irá acontecer de segunda a sexta-feira no 1º momento, cada dia um menino e uma menina fará a apresentação do livro lido, sendo que todos terão a oportunidade de participar.
              AVALIAÇÃO
Ocorrerá durante todo o processo, a partir da observação direta das atitudes do aluno-leitor e interpretação de texto no dia-a-dia.
BIBLIOGRAFIA
DINIZ, Edinha, Chiquinha Gonzaga; ilustrações de Ângelo Bonito. – 2 ed.- S. Paulo:Callis Ed.,  2009.
COIMBRA, Hebe. Para onde pulou a pulga?  Ilustração Graça Lima. – Rio de Janeiro: Manati, 2008.
LERNER, Delia: Ler e escrever na escola: O real, o possível e o necessário; tradução Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2002.
MORALES, Yuyi. Só um minutinho: um conto de esperteza num livro de contar/São Paulo FTD, 2008.
MELLO, Roger. A flor do lado de lá/ Roger Melo; 6. Ed.- S. Paulo: Global, 2004- (coleção só imagem).
      EVIDÊNCIAS:



Nenhum comentário:

Postar um comentário