segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Leitura regular de notícias jornalísticas

Escola Municipal Cantinho da Alegria
Professora: Ivane Pontes de Maria Mendes

Leitura regular de notícias jornalísticas
 
       Nos meses de agosto setembro e outubro foi realizado na sala do segundo ano "A" leituras e várias atividades usando como recurso jornais, por considerar que o trabalho com jornais na sala de aula é muito importante e necessário para que os alunos possam estar em contato com material de uso social que venha despertar na criança o desejo de lê, pensar, argumentar, discutir e buscar informações.
       No primeiro momento fiz rodinha para saber oque os alunos sabiam sobre ojornal e sua função.Durante a semana foi realizada leitura em voz alta feita pela professora de noticias, resumo de novela, horóscopo.
       No segundo momento foi feito formação de grupos para leitura e escolha de noticias para serem lidas no microfone por um aluno do grupo. Observei que a escolha do grupo sempre era noticias de celebridades ou piadas algo que despertava neles curiosidade.
    Foi trabalhado no jornal manchete,identificar na leitura: personagem, fato e sublinhar.Durante a semana foi realizada leitura em voz alta feita pela professora de noticias, resumo de novela, horóscopo.
      Essas atividades com jornais ajudam a formar leitores críticos, que compreendem o valor da leitura e da informação para suas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário