Professora: Ivane Pontes de Maria Mendes
Manutenção de correspondência interescolar
Durante o mês de Setembro e outubro foi
trabalhado com os alunos do segundo ano “A”
interpretação, leitura e produção de cartas e bilhetes com objetivo de oferecer
oportunidade de escrita significativa de modo que os alunos tenham plena
autonomia em realiza-las.
No primeiro dia de trabalho os alunos fizeram uma
interpretação escrita de uma carta e preenchimento de envelopes.
No segundo dia fui escriba dos alunos escrevendo
uma carta para a professora Helena da novela carrossel, não faltou assunto
aproveitei para trabalhar estrutura da carta e falar da importância da mesma,
logo após foi a vez dos alunos escreverem para os personagens da novela que
despertam bastante interesse neles, foi um momento de escrita prazeroso para os
alunos, a felicidade estava estampada no rosto de cada um.
Na
semana seguinte iniciou-se a escrita de cartas para a turma da professora Eliã,
foi uma atividade divertida para os alunos, falei para eles que quando
escrevemos devemos preocupar-se com a ortografia e com o assunto da carta, percebi
que enquanto escreviam era só euforia e desejo de terminar para entregar
esquecendo a parte ortográfica, ajudei na correção das mesmas. O mais
gratificante foi a autonomia no desenvolvimento desta atividade, até mesmo as
crianças que ainda não dominam a escrita escreviam do seu modo.
Após o
término da atividade e correção, as cartas foram colocadas em envelopes
confeccionados pelos alunos e preenchidas de acordo com as regras dos correios.
Logo após foi escolhidos alguns alunos para em nome da turma fazer a entrega
das cartas. Esta atividade foi muito significativa e um grande estímulo
de leitura e escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário