sábado, 5 de novembro de 2011

PROJETO LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL– “Sabores do Saber”

IDENTIFICAÇÃO


1.1 -  Título: Leitura e Produção Textual – “Sabores do Saber”
1.2 - Área de atuação: Língua Portuguesa
1.3 - Professor (a): Maria Olímpio da Silva Maione
1.4 - Coordenadora pedagógica: Fátima Piedade Lemes
1.5 - Diretor (a): Elicivania  Arantes de Souza Monteiro
1.6 - Público Alvo: 2º ano do Ensino Fundamental
1.7 - Duração: 01 semana


JUSTIFICATIVA

O presente projeto foi elaborado com o intuito de trabalhar com alunos do 2ª ano do ensino fundamental na Escola Municipal Alto da Bela Vista, com duração de uma semana, e tem a finalidade de ampliar os conhecimentos existentes nas áreas de Língua Portuguesa.
Segundo Paulo Freire (2003), “é na leitura de mundo que se dá os primeiros passos e que se faz as primeiras descobertas”. É usando as palavras do grande educador Paulo Freire, que se fundamenta a nossa prática.
Ao chegar à escola, a criança já conquistou uma enorme bagagem de conhecimentos. E o papel do educador é estimular a criança a novas descobertas, favorecendo a interação entre o que ela trás de seu mundo e as novas hipóteses que formula para a construção do saber sistematizado.
Os clássicos infantis fazem parte do dia-a-dia da criança. È ouvindo histórias infantis que a maioria das crianças crescem e a partir daí, vão formulando novos conhecimentos fazendo novas descobertas. “Ler é procurar ou buscar criar compreensão  do lido, daí, entre outros pontos fundamentais, a importância  do ensino correto da leitura e da escrita (FREIRE 2003)”.
Partindo desse principio, o projeto contemplará a busca pela compreensão da leitura e o desenvolvimento da escrita pela produção textual dos alunos.
É nessa perspectiva que propomos realizar este trabalho, sendo mais um recurso de que o professor dispõe para enriquecer o seu trabalho, favorecendo a construção do saber e conseqüentemente  em busca  de uma sociedade letrada e capaz de não só produzir, mas também decifrar  os códigos e elementos textuais presentes  no cotidiano.

OBJETIVOS GERAIS

Desperta no educando o gosto pela leitura e produção textual, expandindo o uso da linguagem, com o intuito de conhecer e respeitar as diferenças lingüísticas da língua materna, valorizando a leitura das histórias infantis como fonte de informação, colocando ao educando que aprender è  como saborear um doce predileto.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


·         Valorizar a leitura como fonte de informação e via de acesso aos mundos criados pela literatura;
·         Incentivar e despertar o gosto pelo hábito da leitura;
·         Estimular a produção escrita desenvolvendo a criatividade textual;
·         Tornar o aluno um leitor-escritor participativo;
·         Desenvolver habilidades para a construção de textos narrativos e outros;
·         Ampliar o vocabulário,
·         Conhecimento da linguagem;
·         Desenvolver oralidade;
·         Desenvolver habilidades artísticas
·         Desenvolver as habilidades de análise, síntese e percepção dos fatos.


METODOLOGIAS

O tema será desenvolvido a partir das seguintes metodologias:

·         Leitura individual;
·         Produção de textos;
·         Trabalhos com gravuras;
·         Confecção de cartazes;
·         Recriar e contextualizar histórias.

ORIENTAÇÕES METODOLÓGICAS

·         Durante a execução do projeto, a professora ornamentará a sala de acordo com a necessidade da turma, tornando a sala um ambiente mais alegre e motivador;
·         A cada aula ministrada será distribuirá um doce diferente (bombons, pirulitos, balas, sorvetes) enfatizando a relação do sabor de aprender com  o saborear de um doce;
·         Cada aula ministrada será registrada através de fotografias;
·         Posicionar a turma em forma de circulo, fazendo a argüição oral das histórias;
·         A professora explicará aos alunos o planejamento para o dia de aula;
·         História do patinho feio, e contextualização da mesma;
·         Propor desenhos da parte da história que mais chamou a atenção, criar outro texto para a história;
·         Abordar valores existentes nas histórias, trazendo-os para a realidade, contextualizando-os;
·         Propor aos educandos a interpretação textual das histórias, pesquisando no dicionário as palavras desconhecidas;
·         Utilizar gravuras para os educandos  produzirem  histórias, finalizando com leitura;
·         Correção e leitura das histórias; onde todos poderão colocar suas idéias e opiniões sobre a criatividade de cada um.
·         Motivar os  alunos prestarem atenção aos personagens e no enredo da história;
·         Interpretação escrita, onde os alunos deverão responder questões relacionadas ao tema;
·         Enfatizar aos alunos a importância de usar corretamente a ortografia, a pontuação e a utilização dos parágrafos no processo de produção da escrita;
·         Atividade de leitura interpretação textual, que enfatize a ortografia da letra J;
·         Ditado com ausência de acentuação para que os alunos percebam a falta de entonação na leitura;
·         Enfatizar os tipos de informação que o texto contém;
·         Leitura silenciosa de textos;
                                                                                                                           
RECURSOS

QUANTIDADE
DISCRIMINAÇÃO
10
Cartolinas
03 pact -100 f.
Xamequinho
05 cx
Giz de cera
05
Cola-quente
10
Tesoura
01
Máquina fotográfica
06
Lápis de cor
24
Borrachas
01 pct

Pirulito
17 un
EVA
02 un
Papel paraná
02 un
Pilhas alcalinas

AVALIAÇÃO

A avaliação enfatizará a observação do interesse e desenvolvimento dos alunos nas atividades propostas. Deve-se ter em conta que não se trata de avaliar somente a criança, mas também as situações de aprendizagens que forem oferecidas. Isso significa dizer que a expectativa em relação à aprendizagem da criança deve estar sempre vinculada às oportunidades e experiências que foram oferecidas a ela.
Serão avaliadas as produções textuais e a leitura de cada aluno, respeitando suas vivências e experiências de vida e escolar. Esta deve acontecer continuamente durante a execução do projeto.

BIBLIOGRAFIA


FREIRE, Paulo. A importância do Ato de Ler. 45ª edição. São Paulo: Cortez, 2003.

FREIRE, Paulo. Professora Sim, Tia Não, Cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho D’água, 2003.


Algumas Evidências:













2 comentários:

  1. Excelente! Projetos como esse contribuem para a formação de leitores críticos. O hábito de ler e interpretar requer treino. A criança vive rodeada de alternativas que só atrapalham e geram a famosa preguiça e desânimo diante da leitura.
    A escola que trabalha com projetos contribui significativamente para resgatar o hábito de ler. Parabéns!

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  2. Excelente! Projetos como esse contribuem para a formação de leitores críticos. O hábito de ler e interpretar requer treino. A criança vive rodeada de alternativas que só atrapalham e geram a famosa preguiça e desânimo diante da leitura.
    A escola que trabalha com projetos contribui significativamente para resgatar o hábito de ler. Parabéns!

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