sábado, 5 de novembro de 2011

Projeto: Praticando leitura através de rótulos e embalagens.

    Escola Municipal Alto da Bela Vista
    Projeto: Praticando leitura através de rótulos e embalagens.
    Professora: Suiane de Godoi Souza
    Duração: 1 semana
    Turma: 1º Ano

    Introdução
            É sabido da importância da leitura na vida de todo e qualquer individuo, toda educação   comprometida com o exercício da cidadania precisa propiciar condições para o desenvolvimento de  diversos tipos de textos, sabe-se que a necessidade de aprendizagem da leitura, em um determinado  momento, passa a ser uma imposição social, pois amplia o campo de ação da criança e aumenta suas  possibilidades de assimilar o mundo, de organizá-lo. É necessário, que o professor promova atividades e  experiências que estimulem naturalmente a necessidade da criança de ler. Os rótulos e embalagens são  portadores de muitos textos e se constituem em recurso de grande valia não só para gerar atividades de  leitura e de escrita, como para desenvolver o espírito crítico do aluno.

    Justificativa
            As atividades baseadas em leitura são de grande relevância para a alfabetização. Bamberger  (1991:26) aponta a leitura como algo que deve ser tido como um habito, deve também ser fonte de  prazer e nunca uma atividade obrigatória.Portanto,é de suma importância estimularmos nossas crianças  de maneira criativa e prazerosa,para o habito da leitura.

    Objetivos
§          Perceber situações em que faz sentido buscar informações nos rótulos e embalagens.
§         Identificar o tipo de informação possível de ser encontrada em cada texto.
§         Identificar as principais informações trazidas nas embalagens e nas etiquetas.
§       Utilizar estratégias de leitura para buscar informações nos textos: antecipar o significado; utilizar  as      informações não verbais; utilizar o conhecimento de mundo; praticar a separação de silabas.
§         Classificar os produtos estudados por gênero, gênero alimentícios   e higiene e limpeza.

    Recursos Utilizados
  Rótulos e embalagens de produtos diversos.
  Alfabeto móvel
  Cartolina
  Pincel
  Cola
  Tesoura
 
   Desenvolvimento
   1º Dia
§     Organizar a roda de leitura.
§    Leitura do texto sacolinhas plásticas, seguido da identificação dos nomes dos rótulos e embalagens de  produtos, posteriormente pintura dos mesmos, separação das palavras encontradas no texto de acordo com suas respectivas categorias.
   2º Dia
§    Produzir um cartaz com os rótulos e embalagens trazidos por eles, separando-os em gêneros alimentícios e higiene e limpeza.

 3º Dia
§    Ler os rótulos e embalagens e escrever a palavra utilizando o alfabeto móvel.
 4º Dia
§     Visita ao mercado do bairro para reconhecer os rótulos e embalagens já estudados em sala e identificar novos rótulos e embalagens.
§     Registrar as novas descobertas que foram obtidas no mercado.
 5º Dia
§        Desenvolver atividades com as palavras estudadas, tais como:
    Caça-palavras
    Silabas embaralhada
    Jogo da memória
    Separação de silabas

Produto final
         Produção de texto utilizando os produtos já estudos e exposição dos mesmos, leitura em voz alta feita pela professora e alunos.

Avaliação
A avaliação é de suma importância para o diagnóstico contínuo, o mesmo serve de subsídio para uma tomada de decisão na perspectiva de supostas intervenções. Desta forma, a avaliação funciona como instrumento que possibilita ao professor buscar novas metodologias a prática docente a partir dos resultados alcançados com os alunos, podendo assim planejar intervenções posteriores.
 http://amigasdaedu.blogspot.com/2009/06/normal-0-21-false-false-false_28.html
BATITUCE, Graça. A maneira lúdica de ensinar, Belo Horizonte, MG Editora Fapi.
BATITUCE, Graça. A maneira lúdica de ensinar, Belo Horizonte, MG Editora Fapi.
SOUZA, Rosimere. No mundo da alfabetização, Belo Horizonte, MG Editora Fapi.
RANGEL, Jurema Nogueira Mendes. Leitura na escola: espaço para gostar de ler. Porto Alegre: Medição, 2005.
Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos: apresentação dos temas transversais / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

  • Evidências:







Um comentário:

  1. Olá, amei o projeto de vocês. Estou iniciando um projeto de intervenção na ilha de Itaoca.Esse projeto terá o objetivo de fazer uma varredura em combate ao analfabetismo. Parabéns!!!!

    ResponderExcluir