sábado, 5 de novembro de 2011

Projeto: Textos do Dia – a – Dia.

Escola Municipal Paraíso
“Educando para um mundo melhor”



Textos do Dia – a – Dia.

“O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho.” Peter Drucker.


1- Identificação.
1.1- Título: Textos do dia- a – dia.
1.2- Autora: Joana de Carvalho Morais.
1.3- Área de atuação: Língua Portuguesa.
1.4- Público Alvo: Alunos do 2º ano A/B do ensino fundamental l.
1.5- Duração: Março a Dezembro de 2011.

2- Justificativa
A opção por textos que circulam e são comumente utilizados pelas pessoas e pelas crianças, no dia- a – dia, se reveste de fundamental importância neste projeto, na medida em que a preocupação central do mesmo é com a função social da escrita.
Ao explorar esses textos, o que se pretende é que a criança, além de ampliar o conceito que possui sobre os mesmos, compreenda a escrita como elemento fundamental para a compreensão do em torno e como mediadora das diversas práticas sociais.

3. Objetivos Gerais
                 Reconhecer e valorizar a língua como um processo que se constitui e se transforma nas relações e práticas sociais.
                 Oportunizar, á criança, a expressão de sentimentos, idéias, opinião e experiências.
                 Valorizar a interação como forma de dar qualidade aos intercâmbios comunicativos e como forma de elaboração de conhecimentos.
                 Possibilitar á criança a identificação dos processos pelos quais os homens produziram a língua ao longo de sua história.
                 Proporcionar a exploração e reconhecimento dos elementos dos textos, sua rede de significados e a sua estrutura.
3.1-Objetivos Relativos à:
A- linguagem oral.
                 Desenvolver a habilidade de adequar o discurso oral às situações comunicativas.
                 Possibilitar a participação em intercâmbios sociais, desenvolvendo a habilidade de falar e de ouvir.
                 Desenvolver a habilidade de formular perguntas e buscar respostas.
                 Manifestar sentimentos, opiniões, idéias, buscando clareza e ordenação da fala.
B- Leitura
                 Incentivar a leitura de diferentes tipos de textos.
                 Desenvolver as habilidades de leitura oral e silenciosa.
                 Utilizar os conhecimentos prévios para construir significados na leitura. Estabelecer relações entre textos.
                 Ler e interpretar textos, buscando compreender o jogo de palavras e de sentidos construídos pelo autor.
C- Produção De Textos
                 Produzir diferentes tipos de textos levando em consideração destinatário, finalidade e características do texto.
                 Produzir textos utilizando estratégias de planejamentos, rascunho, revisão e edição.
                 Cuidar da apresentação do texto redigido, considerando a sua finalidade e o leitor a que se destina.
D- Conhecimentos Linguísticos
                 Analisar relações e ou diferenças entre segmentos orais e escritos.
                 Reconhecer regularidades ortográficas.
                 Identificar aspectos relativos à concordância verbal e nominal.
                 Identificar aspectos relativos ao grau do substantivo.
                 Identificar aspectos relativos ao número do substantivo.
4. Atividades Desencadeadoras
Roda de conversa com exploração de espaços sociais onde circulam textos diversificados.

5. Desenvolvimento
                  Oficina de leitura;
                  Operação cata-texto para recolher textos nos espaços que a criança conviver e levar para a sala.
                 Leitura de textos do tipo: placas de trânsito, catálogo de produto, embalagem, cartazes.
                 Oficina de frutas – Levar para a sala, frutas que iniciam com a letra do alfabeto e explorar o nome da fruta.
                 Oficina de arte – Produção de pintura a partir de uma obra de arte.
                 Oficina de produção de texto – Produção de bilhetes, convite e cartas.
                 Oficina de criação e divulgação de produto.
                 Oficina de leitura – Leitura de textos poéticos, descritivos, narrativos e reportagem de jornais.
                 Oficina de leitura – Leitura de textos do livro – Porta aberta.
                 Oficina de brinquedos – Cruzadinha do alfabeto.
                 Roda de leitura com os pais e pessoas da comunidade de modo geral.
                 Dentre esses foram trabalhadas: Anúncios cartum e dando continuidade com os contos de fadas, para que assim esteja incentivando à escrita e reescrita dos educando.
Em parceria com a biblioteca escolar que fará uma relação de livros para que os alunos possam apreciar e escolher a leitura que melhor agrade-lhes, pois a leitura tem que ser por prazer e não como imposição, pois com essas leituras estará dando mais condições para o aluno escrever e reescrever seus textos.

 
6. Recursos Materiais
                 Textos diversos;
                 Livros diversos;
                 Papeis diversos;
                 Pinceis;
                 Tesouras;
                 Cola;
                 Computador;
                 Vídeo;
                 CDs;
                 Data show;
                 Aparelho de som;
                 Entre outros.
6.1 Recursos Humanos

 Equipe escolar, alunos do 2º ano A/B e pais;
 Comunidade.

7. Avaliação
Avaliar, buscando, assim uma visão geral do processo vivido pela turma em cada uma de suas etapas.

8. Referencias Bibliográficas
Parâmetros curriculares nacionais: Introdução; Português.
Revista nova escola;
Coleção alfabetização: Língua Portuguesa;
Pedagogia de projetos interdisciplinar – Tânia Dias Queiroz.

Relatório do projeto: Textos do dia-a-dia.
Realizou-se no dia, de maio a dezembro de 2011, na Escola Municipal Paraíso no período vespertino e matutino, o projeto: Textos do dia-a-dia, nas turmas dos 2º anos do (Ensino Fundamental l). O projeto teve como objetivo as rodas de conversa aportunizando às crianças explorarem o conhecimento prévio que cada um possui.
As oficinas de leitura reúnem textos diversificados relativo ao tema do projeto visando à formação de leitores competentes, além de fomentar a formação de produtores de textos, articulando assim as competências relativas à Leitura e à escrita.
Em relação à leitura, é importante conceber o ato de ler como um ato de produção de significados realizado pelo leitor ao processar um texto, a partir de seus conhecimentos prévios sobre o assunto, de seus interesses e objetivos em relação ao texto, do que conhece sobre a língua.
Assim, as oficinas de leitura tiveram participação de leitores da comunidade. Nesta perspectiva, cada leitor organizou a forma própria para processar o texto a fim de atingir os diversos objetivos de leitura.
A roda de avaliação foi feita ao longo do projeto e não somente no final. Porém a roda de avaliação durante o projeto teve os avanços obtidos vivenciando o aprendizado nas habilidades proposta do projeto.
Portanto tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, o projeto “textos do dia a dia” foi pensado para incentivar o hábito de ler e estimular a criatividade dos estudantes. Além de estimular a criatividade e criar o hábito e o gosto pela boa leitura, o projeto visou também desenvolver a linguagem oral e escrita dos estudantes, de modo a ampliar o vocabulário, o repertório lingüístico, incentivando a reflexão e o posicionamento crítico perante uma leitura, objetivando culminar na sistematização e no prazer do ato de ler diferentes tipos de textos que circulam em nosso meio.
Encerramos a realização deste projeto com exposição de livros literários na sala de aula e exposição das produções textuais.
           Seguem anexo as evidências do projeto.

















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