“Educando para um mundo melhor”
Textos do Dia – a – Dia.
“O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. O produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho.” Peter Drucker.
1- Identificação.
1.1- Título: Textos do dia- a – dia.
1.2- Autora: Joana de Carvalho Morais.
1.3- Área de atuação: Língua Portuguesa.
1.4- Público Alvo: Alunos do 2º ano A/B do ensino fundamental l.
1.5- Duração: Março a Dezembro de 2011.
2- Justificativa
A opção por textos que circulam e são comumente utilizados pelas pessoas e pelas crianças, no dia- a – dia, se reveste de fundamental importância neste projeto, na medida em que a preocupação central do mesmo é com a função social da escrita.
Ao explorar esses textos, o que se pretende é que a criança, além de ampliar o conceito que possui sobre os mesmos, compreenda a escrita como elemento fundamental para a compreensão do em torno e como mediadora das diversas práticas sociais.
3. Objetivos Gerais
3.1-Objetivos Relativos à:
A- linguagem oral.
B- Leitura
C- Produção De Textos
D- Conhecimentos Linguísticos
4. Atividades Desencadeadoras
Roda de conversa com exploração de espaços sociais onde circulam textos diversificados.
5. Desenvolvimento
Em parceria com a biblioteca escolar que fará uma relação de livros para que os alunos possam apreciar e escolher a leitura que melhor agrade-lhes, pois a leitura tem que ser por prazer e não como imposição, pois com essas leituras estará dando mais condições para o aluno escrever e reescrever seus textos.
6.1 Recursos Humanos
Equipe escolar, alunos do 2º ano A/B e pais;
Comunidade.
7. Avaliação
Avaliar, buscando, assim uma visão geral do processo vivido pela turma em cada uma de suas etapas.
8. Referencias Bibliográficas
Parâmetros curriculares nacionais: Introdução; Português.
Revista nova escola;
Coleção alfabetização: Língua Portuguesa;
Pedagogia de projetos interdisciplinar – Tânia Dias Queiroz.
Relatório do projeto: Textos do dia-a-dia.
Realizou-se no dia, de maio a dezembro de 2011, na Escola Municipal Paraíso no período vespertino e matutino, o projeto: Textos do dia-a-dia, nas turmas dos 2º anos do (Ensino Fundamental l). O projeto teve como objetivo as rodas de conversa aportunizando às crianças explorarem o conhecimento prévio que cada um possui.
As oficinas de leitura reúnem textos diversificados relativo ao tema do projeto visando à formação de leitores competentes, além de fomentar a formação de produtores de textos, articulando assim as competências relativas à Leitura e à escrita.
Em relação à leitura, é importante conceber o ato de ler como um ato de produção de significados realizado pelo leitor ao processar um texto, a partir de seus conhecimentos prévios sobre o assunto, de seus interesses e objetivos em relação ao texto, do que conhece sobre a língua.
Assim, as oficinas de leitura tiveram participação de leitores da comunidade. Nesta perspectiva, cada leitor organizou a forma própria para processar o texto a fim de atingir os diversos objetivos de leitura.
A roda de avaliação foi feita ao longo do projeto e não somente no final. Porém a roda de avaliação durante o projeto teve os avanços obtidos vivenciando o aprendizado nas habilidades proposta do projeto.
Portanto tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, o projeto “textos do dia a dia” foi pensado para incentivar o hábito de ler e estimular a criatividade dos estudantes. Além de estimular a criatividade e criar o hábito e o gosto pela boa leitura, o projeto visou também desenvolver a linguagem oral e escrita dos estudantes, de modo a ampliar o vocabulário, o repertório lingüístico, incentivando a reflexão e o posicionamento crítico perante uma leitura, objetivando culminar na sistematização e no prazer do ato de ler diferentes tipos de textos que circulam em nosso meio.
Encerramos a realização deste projeto com exposição de livros literários na sala de aula e exposição das produções textuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário